terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Quinta de Cabriz Reserva 2000

Quinta de Cabriz Reserva - 2000
Data da Prova: 25 Dezembro 2007

Características
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz
Região: Dão (DOC)
Teor Alcoólico: 13% vol.
Produtor: Dão Sul

Acerca do Vinho (Rótulo)
A bela cor rubi, os aromas a caruma de pinheiro e flores silvestres e os sabores a frutos vermelhos, são características que, há muito, distinguem os vinhos do Dão que são feitos com o devido cuidado. Foi esse cuidado que procurámos pôr na vinificação deste tinto, feito com Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. O estágio em barricas de carvalho francês, permite que se beba, desde já, com imenso prazer, embora ganhe grande complexidade com um período de envelhecimento em garrafa.

Prova
Assim que pairou no copo se notou pela cor e pelo aroma que se tratava de um vinho pelo qual a idade passou, mas que apenas o beneficiou. A cor, um pouco mais escurecida pelo passar do tempo, fazia lembrar os frutos de cor mais escura e o aroma fez lembrar os frutos misturados com a madeira de carvalho no qual estagiou. Na boca, de inicio um travo suave mas persistente com um final também muito bom. A garrafa não tinha ainda depósito o fez com que se pudesse aproveitar este néctar até à última gota.

Companhia
Serviu de companhia ao um suculento Peru Assado no Forno.

Classificação: 16/20

Curva Reserva 2004

Curva Reserva - 2004
Data da Prova:
24 Dezembro 2007

Características
Tipo:
Tinto
Castas:
Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz
Região: Douro (DOC) Teor Alcoolico: 13,5%
Produtor: Porto Calém

Acerca do Vinho

Produzido na Quinta do Arnozelo , no Douro Superior. Esta quinta desde à muito que está ligada a produção de vinho. De referir que no Século XIX, esteve nas mãos da conhecida D. Antónia Ferreira a "Ferreirinha", figura importantíssima na região duriense. Na quinta existem vinhas espalhadas por 100 ha , dos quais 95% foram plantados após 1992. É a única quinta , no Douro, que possui 26 ha contíguos de touriga nacional. As castas predominantes na quinta são as principais durienses touriga nacional, touriga franca, tinto cão e tinta roriz.
in www.calem.pt

Prova
Uma total surpresa. Não conhecia, fiquei a conhecer e recomendo. É um vinho harmonioso e que devido a isso mesmo tem, onde consegue um alto nível de qualidade. Os aromas a frutos silvestres maduros, com a madeira bem integrada são os primeiros a se mostrarem, depois sente-se toques balsâmicos e a espaços fumo e notas achocolatadas . Tem uma permanência longa na boca com toques deveras agradáveis e gulosos. Tem um final longo e muito bom.
Companhia
Acompanhou um Bacalhau grelado com batata a murro
Classificação: 16/20

Duas Quintas 2004

Duas Quintas - 2004
Data da Prova: 24 Dezembro 2007

Características
Tipo: Tinto
Castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca
Região: Douro (DOC)
Teor Alcoólico: 13,5% vol.
Produtor: Ramos Pinto

Acerca do Vinho (Rótulo)
A casa Ramos Pinto, fundada em 1880, mantém ainda hoje a firme determinação do seu fundador, Adriano Ramos Pinto, de produzir e seleccionar as melhores uvas da Região Demarcada do Douro para a elaboração dos seus vinhos. Em terras de xisto e de baixa altitude situa-se a Quinta de Ervamoira, onde as uvas são criadas num clima quente e seco, permitindo a sua profunda maturação. Noutro terreno granítico de maior altitude situa-se a Quinta dos Bons Ares. Aqui, as uvas amadurecem em clima fresco e arejado, o que lhes confere frescura e vivacidade. Através de uma prova cuidada fundiram-se as "Duas Quintas" num só vinho, com fruto, força e complexidade. A casa Ramos Pinto elaborou este vinho a partir das castas Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca.

Prova
Cor granada viva com nuances violetas, forte nos aromas de frutos vermelhos, é complexo mas suave. O final de boca é longo e persistente. Muito bom vinho no que respeita à relação qualidade/preço.

CompanhiaServido junto com Bacalhau Cozido com todos.

Classificação: 16/20

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails