sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Massa de Pimentão ou de Pimentos


Tempero de excelência para carnes, a Massa de Pimentão é tradição em terras alentejanas e algarvias e indispensável na cozinha tradicional destas duas regiões de Portugal. Antigamente a Massa de Pimentão era de confecção morosa. Os pimentos maduros e avermelhados eram cortados em metades no sentido longitudinal, retirados o pé e as sementes e depois acamados em caixotes de madeira intervalados com sal em camadas sucessivas até esgotar os pimentos ou a capacidade da caixa. Depois eram pressionados com algo pesado, normalmente pranchas de madeira sobre as quais se colocavam pedras. Assim ficavam durante dois ou três meses enquanto iam libertando liquidos que escorriam através de frestas existentes no fundo dos caixotes. Findo esse tempo eram moídos e guardados em frascos com a massa coberta com azeite e os frascos herméticamente fechados. Duravam cerca de um ano. Como hoje em dia o tempo é escasso aqui fica a receita "tempos modernos", mais rápida e deliciosa na mesma.

Ingredientes para frasco de 0,75 cl:

- 6 Pimentos tamnho médios
- Sal q.b.
- Azeite
- Vinagre q.b.

Preparação:
Cortar os pimentos em quartos no sentido longitudinal e retirar o pé e todas as sementes dos mesmos. Cozer muito bem em água com uma colher de sopa de sal. De seguida, escorrer muito bem os pimentos e picar uma pequena parte grosseiramente e a restante numa picadora. Juntar as duas picagens e envolver com mais duas colheres de sopa de sal e uma colher de sopa de vinagre. Mexer muito bem até se obter uma pasta consistente.
Por fim, colocar num frasco de fecho hermético, cobrir a massa com uma fina camada de azeite e guardar. Está pronto.
Sempre que retirar Massa de Pimentão do frasco volte a repor a camada de azeite. Desta forma ficará conservada por aproximadamente um ano.

2 comentários:

  1. Vou fazer, depois digo algo.
    Pode-se meter oregões ou outra erva?

    ResponderEliminar
  2. A personalização com oregãos ou outra especiaria é ao gosto de quem faz. Já experimentei misturar açafrão (em flor e nao em pó) e ficou óptimo.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails