sábado, 8 de novembro de 2008

Sauternes 2006 Late Harvest Branco

Data da Prova: 8 Novembro 2008
Características
Tipo: Branco Colheita Tardia
Castas: -
Região: Bordéus, França
Teor Alcoolico: 13%
Produtor: Pierre Chanau

Acerca do Vinho
Um colheita tardia é um vinho feito a partir de uvas colhidas já bastante depois do tempo normal das vindimas. Os bagos de uva apresentam deste modo um avançado estado de evolução o que produz um vinho extremamente doce e de alto teor alcoolico. Este vinho deve ser servido fresco, a uma temperatura entre os 10º e os 12º e é perfeito para servir como aperitivo ou ainda para acopanhar entradas ou sobremesas.

Prova
A minha primeira prova de um colheita tardia não podia ser tão boa. A uma temperatura de aproximadamente 10º senti um aroma fresco e doce e no palato não enganou. Um branco doce, com laivos a mel, que assentam na perfeição para servir como aperitivo, acompanhando umas entradas, como foi o caso ou numa sobremesa de doces frutados. Posso dizer que fiquei com vontade de provar mais uns colheita tardia numa data próxima.

Companhia
Entradinhas de Queijos e Presunto

Classificação: 84/100

2 comentários:

  1. Caros,
    Não pretendo ser petulante ou indelicado, pois aprecio quem vai fazendo estes posts sobre vinhos, mas não posso deixar de corrigir o que encontro mal.
    Ao ver as castas deste vinho de sauternes até duvidei do que sabia e fui dar uma vista de olhos ao meu Wine Atlas do Oz Clarke. De fato, eu não tinha dúvidas de que essas não poderiam ser as castas de um vinho desta região, já que as únicas permitidas são a Sémillon, largamente maioritária na zona, Sauvignon Blanc e Muscadelle. Bommes e Preignac são sub-regiões daquela zona.
    Um abraço,
    Hildérico Coutinho

    ResponderEliminar
  2. Caro Hiderico,
    Agradeço a sua leitura atenta e todas as vezes que quiser comentar mesmo que seja para corrigir. Já agora se souber se as castas presentes neste Sauternes são todas as três permitidas ou apenas e só uma delas (o mais certo deve ser a semillon) agradeço também desde já.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails