sábado, 8 de novembro de 2008

Sauternes 2006

Data da Prova: 8 Novembro 2008
Características
Tipo: Branco Colheita Tardia
Castas: -
Região: Bordéus, França
Teor Alcoolico: 13%
Produtor: Pierre Chanau

Acerca do Vinho
Um colheita tardia é um vinho feito a partir de uvas colhidas já bastante depois do tempo normal das vindimas. Os bagos de uva apresentam deste modo um avançado estado de evolução o que produz um vinho extremamente doce e de alto teor alcoolico. Este vinho deve ser servido fresco, a uma temperatura entre os 10º e os 12º e é perfeito para servir como aperitivo ou ainda para acopanhar entradas ou sobremesas.

Prova
A minha primeira prova de um colheita tardia não podia ser tão boa. A uma temperatura de aproximadamente 10º senti um aroma fresco e doce e no palato não enganou. Um branco doce, com laivos a mel, que assentam na perfeição para servir como aperitivo, acompanhando umas entradas, como foi o caso ou numa sobremesa de doces frutados. Posso dizer que fiquei com vontade de provar mais uns colheita tardia numa data próxima.

Companhia
Entradinhas de Queijos e Presunto

Classificação: 15/20

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Massa de Pimentão ou de Pimentos


Tempero de excelência para carnes, a Massa de Pimentão é tradição em terras alentejanas e algarvias e indispensável na cozinha tradicional destas duas regiões de Portugal. Antigamente a Massa de Pimentão era de confecção morosa. Os pimentos maduros e avermelhados eram cortados em metades no sentido longitudinal, retirados o pé e as sementes e depois acamados em caixotes de madeira intervalados com sal em camadas sucessivas até esgotar os pimentos ou a capacidade da caixa. Depois eram pressionados com algo pesado, normalmente pranchas de madeira sobre as quais se colocavam pedras. Assim ficavam durante dois ou três meses enquanto iam libertando liquidos que escorriam através de frestas existentes no fundo dos caixotes. Findo esse tempo eram moídos e guardados em frascos com a massa coberta com azeite e os frascos herméticamente fechados. Duravam cerca de um ano. Como hoje em dia o tempo é escasso aqui fica a receita "tempos modernos", mais rápida e deliciosa na mesma.

Ingredientes para frasco de 0,75 cl:

- 6 Pimentos tamnho médios
- Sal q.b.
- Azeite
- Vinagre q.b.

Preparação:
Cortar os pimentos em quartos no sentido longitudinal e retirar o pé e todas as sementes dos mesmos. Cozer muito bem em água com uma colher de sopa de sal. De seguida, escorrer muito bem os pimentos e picar uma pequena parte grosseiramente e a restante numa picadora. Juntar as duas picagens e envolver com mais duas colheres de sopa de sal e uma colher de sopa de vinagre. Mexer muito bem até se obter uma pasta consistente.
Por fim, colocar num frasco de fecho hermético, cobrir a massa com uma fina camada de azeite e guardar. Está pronto.
Sempre que retirar Massa de Pimentão do frasco volte a repor a camada de azeite. Desta forma ficará conservada por aproximadamente um ano.

domingo, 2 de novembro de 2008

Quinta da Mimosa Reserva 2002 Tinto

Data da Prova: 2 Novembro 2008
Características
Tipo:
Tinto
Castas: Castelão
Região: DOC Terras do Sado - Palmela
Teor Alcoolico: 13,5%
Produtor: Casa Ermelita Freitas

Acerca do Vinho (Rótulo)
Vinho proveniente de vinhas que se situam em Fernando Pó - zona vitivinicola priveligiada do Concelho de Palmela. Foi obtido a partir da casta Castelão, mais conhecida na zona por Periquita. Vinificado com sistema de maceração prolongada e estagiado em meias-pipas de carvalho francês, obteve-se um vinho muito rico e concentrado em aromas e sabores típicos que só esta singular região consegue dar. Desta colheita engarrafaram-se 50.000 garrafas, cabendo a esta o nº 06389.

Prova
A principio, e após sentir o aroma deste tinto, receei que fosse mais um daqueles com forte travo a vinho velho. Compreendo quem goste, mas não é das minhas preferências. No entanto, assim não foi. Apesar de encorpado é um vinho de travo persistente final a carvalho muito agradável. e que se bebe com prazer. Não sendo dos melhores que já provei, acabou por ser uma agradavél surpresa após o primeiro contacto nasal.

Companhia
Arroz de Pato caseiro

Classificação: 14/20

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails