domingo, 29 de novembro de 2009

Quinta da Alorna 2004 Colheita Tardia Branco


Data da Prova: 29 Novembro 2009
Características
Tipo:
Branco
Castas: Fernão Pires
Região: Ribatejo
Teor Alcoolico: 13 %
Produtor: Quinta da Alorna Vinhos, Lda
Preço Médio: 12€ a 13 €

Acerca do Vinho (Rótulo)
As uvas da casta Fernão Pires, sobre maduras, foram colhidas durante o mês de Outubro e prensadas cuidadosamente. O mosto entrou em fermentação a temperatura controlada e interrompida pelo frio quando o vinho registava 13% de álcool e cerca de 80 gr de açúcar. Seguiu-se um estágio de 6 meses em barricas de carvalho usadas. Este vinho doce, de cor dourada, tem um aroma e paladar a frutos tropicais maduros, mel e amêndoas com um final de boca complexo e persistente. Deve ser servido a 10ºC como aperitivo, no acompanhamento de "Foi Gras" e patés ou para acompanhar doces de amêndoas e de ovos.

Prova
Os colheita tardia continuam a despertar em mim um interesse diferente dos demais tipos de vinho e este foi mais uma prova para testar esta minha recente curiosidade Desta vez servi este vinho um pouco fresco demais, no entanto, após estabilizar a uns 7/8 graus já se sentiu o aroma frutado no copo e aquele doce tão característico deste tipo de vinho. Não tão doce como os últimos que provei mas ainda assim delicioso, porém não enjoativo. De cor palha dourado, este colheita tardia datava já de 2004 o que poderia fazer com que este vinho tivesse sido alterado pelo tempo, mas contra as nossas expectativas estava óptimo.

Companhia
Aperitivo e acompanhou na sobremesa bolo de chocolate com amêndoa

Classificação: 84/100

3 comentários:

  1. Caro Kuskho,

    Ficamos felizes ao saber que o Colheita Tardia da Quinta da Alorna foi do seu agrado. Agradecemos a atenção que nos dispensou.

    Disponivel para o esclarecimento de qualquer dúvida sobre os vinhos da Quinta da Alorna.

    Cumprimentos, Tiago Macena
    Quinta da Alorna Vinhos, Lda.

    ResponderEliminar
  2. Bom vinho, mas já bebi alguns que eram um pouco mais doces.
    Mas este não era mau.

    ResponderEliminar
  3. Caro Tiago Macedo,
    Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua disponibilidade.

    De momento tenho já cá em casa o Colheita Tardia de 2006 que provarei em breve e tentarei provar outros da vossa Quinta.

    ResponderEliminar