terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gaeiras Colheita Seleccionada 2005 - Tinto

Gaeiras Colheita Seleccionada 2005
Data da Prova: 11 Fevereiro 2010

Características
Tipo:
Tinto
Castas:
Touriga Nacional, Syrah e Aragonez
Região: Estremadura
Teor Alcoolico: 14%
Produtor: Casa das Gaeiras
Preço Médio: 2,70€

Acerca do Vinho (Rótulo)

A Casa das Gaeiras foi fundada em 1790, por António da Silva Pinheiro, médico do reino e administrador do Real Hospital de Caldas da Rainha. Nos anos 40, José Ferreira Pinto Basto, entrou para a familia, por via do casamento e graças à sua formação em enologia obtida em França, deu grande incremento aos vinhos Gaeiras que atingiram grande notoriedade e reconhecimento internacional, sendo premiados com medalhas de ouro em Filadélfia e Paris.
Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Syrah e Aragonez. Tem cor rubi fechado , aroma a frutos vermelhos maduros com toque de madeira e especiarias. Tâninos envolventes e bem integradosa proporcionaruma prova equilibrada com final longo.

Prova
É um vinho de facto com uma tonalidade rubi bastante escura e fechada e que no nariz resulta num aroma bastante frutado a bagas e frutos vermelhos já bastante maduros. O toque a madeira está presente no nariz como logo de seguida na boca. Os tâninos apresentam-se médios e equilibrados ao longo da degustação, com um final agradável mas não muito longo. O facto de indicar colheita seleccionada fazia com que espera-se um pouco mais teste tinto, no entanto, embora não tenha ficado desiludido, considero-o um pouco abaixo do que tenho provado habitualmente.

Classificação: 13/20

Sem comentários:

Enviar um comentário