segunda-feira, 29 de março de 2010

Prova de Vinhos Douro, Bairrada e Trás-Os-Montes

Photobucket
No passado dia 20 de Março, numa nova parceira dos Blogs Sabores e Paladares e Comer, Beber e Lazer, foi efectuada mais uma prova de vinhos conjunta na ViniPortugal. Apesar de agradados pela simpatia constante de quem apresentava e servia os vinhos, não deixámos de ficar um pouco desapontados pela limitada escolha disponível.
Deste modo, das regiões presentes na prova, a nossa escolha recaiu sobre dois vinhos do Douro, e novamente sobre um vinho da Bairrada e um de Trás-os-Montes.
A primeira prova foi efectuada ao Branco Terras do Salvante de 2008 (Trás-Os-Montes). Cor de um amarelo claro, aroma agradável e não muito intenso, mas com notas bem definidas de engaço de uva. Na boca é suave com uma leve acidez, apesar do final curto é muito agradável e equilibrado. Acompanha bem peixe grelhado. A nossa classificação: 16/20.
De seguida, um Tinto Ataide Semedo Reserva de 2008 (Bairrada). Cor rubi opaca, mas límpida e um aroma intenso a frutos vermelhos. Na boca revelou-se algo adstringente, encorpado e com taninos bem definidos, o final é agradável mas algo esbatido. Acompanha bem carnes vermelhas. Foi, sem dúvida, o vinho que mais desiludiu, tendo sido classificado com 13/20.
Seguiu-se um tinto, o Óbvio 2005 (Douro). Este vinho, de cor rubi com tons alaranjados, apresenta um aroma intenso e equilibrado, notando-se o aroma a frutos vermelhos e a especiarias. Na boca revelou ao inicio alguma adistringência, mas de curta duração, demonstrou também ser encorpado com um final de média duração. Uma boa escolha para acompanhar um bom queijo e que classificámos com: 14/20.
Por último, o Tinto Cistus 2007 (Douro). De cor rubi, apresenta um aroma doce e abaunilhado, alguns laivos também de frutos vermelhos. As expectativas criadas pelo aroma confirmaram-se na boca: Complexo, mas equilibrado com taninos suaves e muito agradável. O final não muito longo, mas sem duvida cativante. A nossa classificação: 16/20.
Para o mês que vêm há mais.

1 comentário: