quarta-feira, 14 de abril de 2010

Adega Coop. Borba Reserva 2005

Características
Tipo:
Tinto
Castas: Aragonez, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet
Região: Alentejo
Teor Alcoolico: 13,5 %
Produtor: Adega Cooperativa de Borba, CRL
Preço: 9 € vap

Acerca do Vinho (Rótulo)
Este vinho tinto RESERVA foi vinificado com as castas tradicionais da região - Aragonez, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet - estagiou em madeira de carvalho francês, tonéis de madeira exótica, e mais tarde na própria garrafa. Vinho com caractér nobre do alentejo, de cor rubi com nuance acastanhada, com aroma rico e cheio a frutos em passa, compota e caramelo, é macio, com ligeira adstringência, equilibrado, de taninos suaves e aveludados, com corpo, onde se nota o carácter frutado e ligeira evolução que se prolonga no final da prova.

Nota de Prova
Este é um vinho premiado em Bruxelas no ano de 2008 e com razão. Apresenta uma cor rubi límpida e harmoniosa embora nada coincidente com a descrição no próprio rótulo que aponta para nuances acastanhas e que podem confundir o mais distraído dos provadores. Durante alguns minutos apreciei este rubi definido em tons avermelhos fortes, mas os acastanhados nem vê-los. O aroma invade-nos com intensidade a frutos vermelhos bastantes maduros e na boca, ao primeiro toque, reparamos de imediato na adstringência do mesmo, todavia que desaparece em pouco tempo e dá lugar a uma sensação de pujança, corpulência e equilibrio notáveis. Destaque para o acompanhar frutado na boca que já havia sentido no nariz. Quanto ao final, este revela-se prolongado e bastante agradável. Um alentejano sem surpresas, mas que marca presença.

Classificação: 87/100

1 comentário:

  1. Na minha opinião, eu gostei do vinho, mas o tipo de castas escolhido para o fazer não é bem do meu gosto. É por isso mesmo que para uns um vinho pode ser fabuloso e para outros esse mesmo vinho não ser o que estava á espera. Eu fico-me pelo gostei.

    ResponderEliminar