quarta-feira, 30 de junho de 2010

Montes Claros Garrafeira 2005

Montes Claros Garrafeira 2005

Características
Tipo:
Tinto
Castas:
Trincadeira, Aragonez e Tinta Caiada
Região: Alentejo
Teor Alcoolico: 14 %
Produtor: Adega Cooperativa de Borba, C.R.L.
Preço: 14 € vap

Acerca do Vinho (Rótulo)
Na colheita de 2005 surge o primeiro vinho Montes Claros com designativo "Garrafeira". Foi elabora a partir das castas Trincadeira, Aragonez e Tinta Caiada através de uma selecção prévia de vinhas velhas plantadas em solos de xisto. O vinho estagiou 12 meses em barricas de primeira utilização de carvalho francês, americano e castanho, e um descanso prolongado de 30 meses em garrafa. Um vinho de cor granada, com uma boa intensidade aromática a frutos vermelhos em compota, café, chocolate e especiarias. Um sabor macio com taninos frutados e especiados num final elegante e persistente.

Nota de Prova
Hoje provei este Montes Claros Garrafeira 2005 e adorei. Tanto assim foi que apesar de ter outras provas para colocar em dia preferi dar vos a conhecer (àqueles que ainda não conhecem) este verdadeiro néctar. Apresenta uma cor granada profunda e escura, todavia de aspecto bastante límpido. No nariz é intenso com a fruta vermelha e preta já em compota com predominância sobre as notas especiadas e ligeiro toque de cacau. Na boca revela um vinho vivo, com volume, de taninos suaves frutados e algo especiados, tudo muito harmónico e equilibrado. O final de boca é delicioso, persistente e muito elegante. Um vinho com V maiúsculo. Amanhã acabo com ela.

Classificação: 17/20

3 comentários:

  1. Para quem como eu nada percebe de vinhos é muito importante saber de indicações dadas por outras pessoas. Por isso mesmo acho este blog muito útil na altura de escolher um vinho para convidar os amigos para jantar.
    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Não é que tens razão, já o provei e tb acho o preço qualidade muito acima da média.

    ResponderEliminar