segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quinta da Pedra Alta - Douro

Na semana passada, tendo alguns dias de férias e alguns convites de Quintas produtoras de vinho no Douro por honrar, resolvi colocar pé na estrada ou as mãos ao volante e lá fui eu. A Quinta da Pedra Alta, em Alijó, foi a minha primeira paragem e não me arrependi mesmo nada de por aqui ficar algumas horas.
Na Quinta da Pedra Alta fomos recebidos com toda a gentileza e atenção pelo Enólogo da Quinta João Pires que nos conduziu nesta visita pelas adegas, pela zona de engarrafamento e rotulagem, pelos lagares de granito, pela sala de provas e num olhar contemplativo sobre os 90ha de vinha onde predominam, entre outras, as principais castas do Douro: Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca. Tivemos ainda a oportunidade de provar alguns dos vinhos da casa na sala de provas e alguns ainda directamente dos próprios locais de estágio. Da torneira para o copo. Uma experiência algo diferente nas provas e visitas que tenho feito.
A Quinta da Pedra Alta demonstra ter um grande potencial para a produção de vinhos de excelente qualidade como são prova alguns dos nectáres que já me passaram pelo bico, todavia parece não ser ainda um nome muito conhecido nas casas portuguesas. Por outro lado, também os três Marcos Pombalinos aqui presentes atestam da qualidade do solo e do vinho que aqui poedrá ser produzido pelo que, talvez uma maior aposta na divulgação pelo mercado nacional e pela conquista de novos de novo público possa dar o impulso necessário ao estabelecimento natural desta marca de produção de vinho no Douro.

1 comentário:

  1. É pena esta Quinta não estar a explorar a vertente do Enoturismo. Tem todas as condições para o fazer. E tem uma vista deslumbrante para o vale do rio Pinhão. Acredito que aos poucos tanto os vinhos da Quinta da Pedra Alta, como a própria quinta, ainda vão ser bem conhecidos. Adorei a visita e a simpatia com que nos receberam. Obrigada Carla e João.

    ResponderEliminar