segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bétula 2009

Características
Tipo:
Branco
Castas: Viognier e Sauvignon Blanc
Região: Douro
Teor Alcoolico: 13,5 %
Produtor: Catarina Montenegro Santos
Preço: 15€ pvp

Agradecimento
Uma palavra de agradecimento à Catarina Montenegro Santos da Quinta do Torgal pela atenção demonstrada para com o Blog Comer, Beber e Lazer na oferta para prova desta garrafa.

Acerca do Vinho (Rótulo)
Produzido no Lugar do Torgal, no coração da freguesia de Barrô e na margem esquerda do Rio Douro, o Bétula Branco é feito a partir das castas Viognier (50%) fermentado em barricas de carvalho francês e Sauvignon (50%) fermentado em inox a baixa temperatura. A vinificação foi efectuada na 3ª semana de Setembro. De cor citrina, mostra um aroma exuberante e complexo a fruta tropical e vegetais. Na boca é plena de bons sabores frutados e uma boa acidez.

Nota de Prova
Produtor para mim desconhecido até à pouco tempo, passa a ser agora daqueles pelo qual espero mais novidades. Este branco apresenta uma cor amarela citrina, muito límpida e cativante ao olhar, sendo depois no nariz um vinho algo complexo com aromas vegetais, fruta tropical, citrino e algo mineral. Um conjunto bem harmonizado, mas que resulta desta "luta" de castas tão interessante e diferente para o Douro. Muito elegante. Na boca a primeira nota para o toque untuoso e sedoso, com continuidade da fruta bem casada com o nível de acidez, em excelente plano, e a barrica que lhe confere estrutura e tosta ao paladar. Final de boca persistente, fresco e marcante.

Classificação: 85/100 ou 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails