quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Portuguese Wine Bloggers: Visita ao Porto: Sogevinus Parte 2

Depois da visita às Caves da Cálem e da excelente prova de Vinhos do Porto saímos em direcção ao armazém da Cálem junto da Ponte D. Luís. Aqui a visita centrou-se na observação do espaço onde estão os Vintages da casa em torpe adormecimento à espera do momento certo para serem abertos e deliciarem o mais exigente consumidor. Pouca luz, humidade, gelado, o som da água a passar por entre as paredes. Excelente ambiente.Arrepiamos caminho até ao local onde iríamos almoçar. Um sala na continuidade deste edifício com uma vista privilegiada para o Douro, para a Ponte D. Luís, para a cidade do Porto e para a Ribeira. Acolhedora, luminosa e elegante. Por alguns minutos ali ficámos, acompanhados pelo Portonic, Porto Cálem Rosé e Burmester White. Deliciosa paisagem.A ementa, da qual destaco o folhado de cogumelos e gambas com molho rico do mar e açafrão, foi acompanhada pelos seguintes vinhos:
Curva Reserva Branco 2009 DOC Douro: Cor de uma amarelo muito leve, com aromas citrinos, muito fresco, mineral e bem integrado com o estágio em madeira. Na boca destaco o a sensação de volume e o nível de acidez muito equilibrado. Fresco, elegante e com um final bastante longo.
Kopke Reserva Tinto 2008: Cor purpura/rubi muito concentrada e profunda, muito atrativo. Um nariz de uma intensidade aromática muito interessante, muita fruta vermelha e negra, com notas florais, guloso só de sentir os aromas. Na boca sente-se alguma pujança, poderoso na estrutura, taninos presentes mas aveludados. Daqueles que gostamos desde o inicio. Aqui destaco a relação qualidade/preço muito apetecível.
Casa Burmester Tinto 2008: Um tinto bastante diferente do anterior. Preferia não ter de escolher entre nenhum deles pois sei que ficaria igualmente satisfeito. Aqui os aromas são mais de fruta preta bem madura e de cereja daquela que pinta as mãos. Interessantes notas de de cacau/chocolate. Na boca o equilíbrio é constante, assim como a sensação fresca de fruta. O final expressivo e distinto marca a boca de forma deliciosa.A sobremesa foi uma continuação da prova anterior com uma selecção de Portos Colheita.
Mais uma vez o meu muito obrigado à Sogevinus e ao Pedro Sá, à Cátia Moura, ao António Montenegro e à Joana Gonçalves pela disponibilidade de nos terem aturado toda a manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário