segunda-feira, 28 de março de 2011

Quinta do Alqueve: Novos Rótulos

Situada em pleno coração do Ribatejo,a Pinhal da Torre é responsável pela produção de vinhos de grande qualidade e que têm vindo a ser alvo dos melhores elogios quer pelos consumidores mais exigentes, quer pelos críticos. Neste momento irá surgir no mercado com estes novos rótulos para o Quinta do Alqueve. Uma homenagem à fauna da região do Tejo, que eu considero obras de arte e às quais não consegui resistir de vos informar.
O Charroco (Halobatrachus didactylus), também conhecido por xarroco ou peixe-sapo, é uma espécie de peixe que passa grande parte do tempo semienterrado na areia e na lama, entre 10 e 50 metros de profundidade. O seu aspecto bizarro denuncia um carácter solitário e um predador temível. Bastante comum no rio Tejo, esta espécie tem sido utilizada em experiências da NASA, tendo já integrado uma missão espacial.
 A Poupa (Upupa epops) é uma magnífica ave exótica que, devido à sua beleza invulgar e voo lento e ondulado, povoa desde sempre o imaginário de toda a humanidade. Encontramos esta ave singular na mitologia grega, gravada em túmulos de faraós e descrita na Bíblia, no Alcorão, entre várias lendas e histórias. O seu habitat preferencial é a savana africana, mas a poupa está disseminada em Portugal, nomeadamente na bacia do Tejo, onde podemos encontrá-la em zonas agrícolas, pomares e vinhas.
O Lince-Ibérico (Lynx pardinus) é a espécie de felino mais ameaçada do mundo. O seu habitat restringe-se à Península Ibérica, com uma população de apenas uma centena de exemplares. Reza a lenda que o mítico felino das barbas e dos pêlos em forma de pincel na ponta das orelhas recebeu o seu nome de Linceu, herói mitológico grego, que tinha um olhar de tal forma penetrante que conseguia furar pedras. Essa lenda deu origem à expressão popular “ter olho de lince”, para designar todos aqueles que têm grande clarividência e perspicácia

3 comentários:

  1. António Carmo Monteirosegunda-feira, 28 março, 2011

    Muito Bom. Não conheço esta marca, mas dá logo vontade de comprar as 3 garrafas.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!!

    deixo aqui o site do Pinhal da Torre Vinhos
    http://www.pinhaldatorre.com/

    e da agência que pensou/executou o trabalho
    http://www.hortelamagenta.pt/

    ResponderEliminar