quinta-feira, 12 de maio de 2011

Visita e Prova Especial de Vinhos do Porto na Graham's

No passado dia 09/04/2011, em Vila Nova de Gaia, estive presente na Visita às Caves e Prova Especial de Vinhos do Porto da Graham's. Uma prova especialmente preparada para o grupo Portuguese Wine Bloggers, na qual fomos guiados e acompanhados pelo Raul Valle, ao qual deixo o meu especial agradecimento pela disponibilidade, pelo entusiasmo, paixão e empenho que demonstrou na nossa recepção. 

A visita compreendeu todo o espaço de adega / museu especialmente preparado para visitas ao público, passando pela não menos impressionante garrafeira de sonho de Vintages da casa que nos cativa não só pelo lado estético, mas também pelos anos Vintage ali representados e terminando na própria loja da Graham's. Magnifico.
A prova decorreu estilo Bar, mas um Bar especialmente preparado para uma prova com qualidade e, mais uma vez, com o Raul Valle a fazer as honras da casa.

Graham's 30 Anos Tawny
Cor âmbar límpido, com leves tonalidade esverdeada. Aromas a fruta seca, melaço, madeira e especiaria. Algum iodo, verniz, todavia equilibrado. Boca com suavidade, harmonioso, fruta passa e seca. Óptimo para um digestivo ou um bom charuto. 

Graham's 40 Anos Tawny
Cor âmbar, de aspecto límpido, com leve tonalidade esverdeada. Aromas com fruta seca, menos intenso que o anterior, mas também com algum iodado no nariz. Boca com mais pujança, complexo, com nota para a fruta passa e um torrado nobre. Final de boca estupendo.

Warre's Colheita 1937
Cor âmbar escura, alaranjada, com laivos castanho-esverdeados na borda do copo. Aromas intenso a fruta seca com destaque para a avelã e a noz. Boca cheia de força, com notas de melaço, casca de laranja confeitada e caramelo. Muito fresco e elegante. Um final em grande, persistente e duradouro.

Graham's Colheita 1961
Cor âmbar escura, alaranjada e com laivos castanho-esverdeados. Aroma muito intenso a mel, figo seco. Muito equilibrado. Na boca nota um balanço excelente entre a fruta seca, a acidez, as notas meladas e um corpo portentoso. Notável final de boca, marcante. 

Graham's Vintage 1963
Cor alaranjada tijolo muito bem definido  límpido. Plano aromático intenso a fruta madura como a amora, a cereja, o cassis ou o mirtillo. Se no nariz já era Grande, na boca continuou a subir. Um estrondo, muito vivo e com um excelente corpo. Elegante e fresco. Final correspondente ao restante da prova. Maravilhoso.

Graham's Vintage 1970
Cor avermelhada, muito límpida e translucida. Aromas a uva passa, ameixa preta passa, figos secos, tudo um pouco escondido. Na boca melhora, é cheio, com alguma untuosidade, ainda com notas de fruta madura bem presente. Num vinho de 40 anos... incrível frescura e elegância.

Graham's Vintage 1980
Cor rubi bem definida. Aromas com muita fruta madura, frutos silvestres, a frutos e uva repisada. Na boca sente-se ainda com pujança, com taninos suaves e muito guloso. Final persistente.

Neste momento da prova, e voltando um pouco atrás, o Warre's Colheita 1937 e Graham's Colheita 1961 evoluíram aromaticamente para notas de caixa de charutos, alguma baunilha e até cacau em pó.

Quinta do Vesúvio Vintage 1994
Cor rubi muito concentrada, com aromas a fruta vermelha, cereja bem madura, doce, com algumas notas florais. Fresco, fresco, fresco. Na boca muita irreverência, com muita pujança, muita força, denso como a cor, ainda com muitos e bons anos pela frente. Excelente.

Graham's Vintage 2003
Cor rubi retinta, sangue, opaca e muito concentrada. Lágrima de aspecto persistente chegando a pintar o copo. Aromas a fruta macerada, em compota, muito jovem. Parece ter sido engarrafado à pouco tempo. Boca gorda, com continuidade de fruta, taninos suaves e muito bom final..

Quinta do Vesúvio Vintage 2008
Cor retinta, muito compacta e opaca. Aromas de boa intensidade a frutos vermelhos e pretos maduros com destaque para a amora silvestre já repisada. Na boca aind um pouco adstringente, vivaz, denotando a sua juventude. Concerteza daqui a alguns anos estará mais domado e redondo.

Sem comentários:

Enviar um comentário