domingo, 4 de março de 2012

Garrafeiras On-Line ou Garrafeiras de Rua

Quando começo a pensar nos locais onde hoje posso comprar vinho não posso deixar de equacionar as Garrafeiras On-line em oposição às Garrafeiras de Rua. Não vou considerar neste momento as Garrafeiras de Super ou Hipermercado, embora também em alguns casos também existam online. Vou apenas considerar aquelas garrafeiras no tradicional sentido da palavra. As Garrafeiras de Rua  em oposição, ou não, às On-Line.
A rápida evolução tecnológica e a nossa vida cada vez mais orientada e planificada ao minuto levou a que o comércio virtual pudesse crescer em todo o tipo de mercado e, como não poderia deixar de ser, também no mercado do vinho se verificou um crescente número de lojas a nascer e a convencer.
Na "guerra" entre estes dois tipos de mercado, embora se vejam baixas em qualquer das partes, também é cada vez mais comum ver nascer as Garrafeiras On-Line filhas de Garrafeiras de Rua já existentes e com sucesso. Ambas coexistem, todavia, na maioria das vezes, com regras diferentes. Mas coexistem. Com sucesso. Com compradores que tanto compram na loja física como na On-Line, e com cada vez mais seguidores da compra de sofá. As transacções nunca estiveram tão seguras como agora, os preços são normalmente mais baixos, o acesso é rápido e cada vez com mais oferta, existem promoções só efectuadas nas lojas on-line, por vezes os portes são oferecidos e até aquela especial atenção de sugestão daquele vinho especial também já é acessível via Garrafeira On-Line.
Mas estas são apenas algumas hipóteses para o sucesso do lado do consumidor. E do lado do produtor como é visto este florescimento de Garrafeiras On-Line? Será apenas mais um simples ponto de venda para os seus produtos, mais um pequeno nicho de venda ou para além disso uma nova montra universal com direito a visualizações a nível mundial e com hipótese de venda e publicidade dos seus vinhos em todo o mundo?
Por último, faço uma pergunta a quem me segue e me lê. Costuma comprar em Garrafeiras? On-line ou de Rua? O que o leva a decidir por uma ou pela outra? Qual o futuro de ambas?

11 comentários:

  1. Carlos:

    Ia começar a responder aqui, mas a extensão do meu comentário obrigou a responder no meu blog.

    No entanto e resumindo a ideia e dando uma resposta directa, eu faço a maioria das minhas compras em grandes superfícies.

    Comecei a comprar cada vez mais em Garrafeiras de Rua (e aqui a sua presença online tem sido fundamental para me permitir a pesquisa antes de me deslocar à loja física, razão sem a qual talvez não o fizesse).

    Por último compro mesmo muito raramente online (que me lembre apenas o fiz duas ou três vezes). Talvez no futuro aumente este número mas de momento não vejo necessidade ou razão para o fazer.

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  2. Diogo, Sem dúvida um grande complemento à minha ideia no teu http://www.airdiogonumcopo.com/ Apenas um esclarecimento. Não conto com as grandes superficies no meu post pois penso que não entram directamente na disputa. As garrafeiras das grandes superficies terão sempre a sua grande quota de mercado que penso as lojas on-line não conseguirão neste momento beliscar.

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  3. Post interessante Carlos.
    Pessoalmente prefiro comprar fisicamente nas garrafeiras, gosto daquele ambiente, estar rodeado de garrafas, puder pegar numa, depois noutra, ver os rótulos de perto, trocar algumas impressões sobre o vinho, gosto desse ritual.
    Quanto às garrafeiras online penso que só compensam quando se faz uma compra significativa em que não há portes a pagar.
    Só recorro a uma garrafeira online se procuro um vinho especifico, estrangeiro por exemplo, que não encontre em mais lado nenhum.
    Mas atenção, eu tenho esta opinião porque moro em em Lisboa onde tenho uma boa oferta de garrafeiras, com imensas referencias. Se morasse num local onde não tivesse esta oferta, com certeza que utilizaria muito mais as online.

    Cumprimentos,

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    1. Experimente passar por aqui. Vai gostar
      http://www.wivini.com/index.php/

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  4. Boas Jorge,
    Mas vês o mais comum consumidor a aderir mais ao online em deterimento da loja fisica? Poderá a actual situação de crise económica fazer pender a balança para um ou para o outro lado?

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    1. Não me parece Carlos, o consumidor comum recorre normalmente às grandes superfícies e a conjuntura que referes ainda acentuará mais essa tendência.
      Julgo que as lojas online deverão estar neste momento mais direccionadas para um consumidor mais conhecedor, que procura vinhos menos óbvios a preços justos, e que dificilmente aparecem nos hipermercados.

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  5. Carlos este é de facto um tema que muito me interessa dado que daqui a umas semanas vamos lançar a nossa loja online. O nosso principal objectivo é criar mais um meio de acesso a alguns dos nossos vinhos mais raros e menos conhecidos, como por exemplo os nossos licorosos e aguardentes. Pessoalmente é raro fazer compras online, e a maioria das minhas compras é feita nas Grandes Superfícies. Márcia F. (Adega de Borba)

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  6. Meu caro,
    O futuro, pelo menos o nosso, passa inevitavelmente pela internet. Estou convencido que em menos de 10 anos, andaremos a comprar 90% online e os outros 10% na rua… por graça.
    As garrafeiras de rua ficarão remetidas ao papel que hoje têm as mercearias, apenas meros apontamentos curiosos que alguns fiéis apaixonados manterão vivas.
    Comparativamente com outros países, penso que ainda estamos alguns passos atrás, mas isso deve-se á falta de maturidade que tem a nossa presença online.
    Por outro lado basta olhar para o trabalho de Gary V na garrafeira da família para entender que o sucesso das garrafeiras online passa inevitavelmente por uma comunicação adequada á plataforma. Por uma postura certa e certeira, pelo contacto direccionado, pela exploração das ferramentas da plataforma, pelo marketing one to one….
    Enfim, não é a mesma coisa que estar atrás de um balcão a espalhar sorrisos ao Freguês. Quando perceberem isso…. Estou certo que as garrafeiras físicas tortar-se-ão um apontamento pitoresco e a congénere online a base do negócio.

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  7. Hugo,
    Sem dúvida a opinião que viaja mais no futuro até ao momento. Não deixo de pensar de forma muito próxima à tua. Se o futuro não fosse o online porque razão as grandes garrafeiras estariam a apostar tantas também na vertente virtual? O futuro está ai, e com a crescente disponibilidade de novas tecnologias ao nosso dispor qualquer dia até provas serão possiveis.... LOL

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  8. Como grande adepto da compra on line Vejo varias vantagens:
    - Hoje a maior parte das lojas oferece o porte, a partir de 50-60€ é o habitual
    -Permite um compra Inteligente com base nos conhecimentos e na muita crítica existente
    -Permite a compra de muitos vinhos que normalmente não se conseguem comprar
    -Possibilta escapar às margens por vezes escandalosas da distribuição
    -compra de vinhos estrangeiros, por exemplo a vinissimus de Barcelona já envia para Portugal a 7€ a caixa
    A desvantagem creio que é mesmo a relação pessoal, mas até isso pode ser colmatado com troca de mensagens entre os intervenientes.
    Cumps
    J. Freitas

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  9. Boa tarde,

    nasceu mais uma garrafeira online, a WIVINI
    Pelo que já pude comprovar, vale apena fazer uma visita, wivini.
    Fácil de pesquisar e com um portfólio interessante.
    Pode-se pesquisar por uma ou mais castas, harmonização, cor, estilo, região, país e produtor.
    Tem uma ar "limpo" e cativante.
    Nasceu em Dezembro de 2013 e ainda é uma criança que pretende descomplicar o processo de compra de vinhos e destilados, com uma equipa dedicada e focada no cliente.
    Heis uma belíssima oportunidade de promover e divulgar, este novo projeto, assim como as lojas on-line de venda de vinhos e destilados.

    P.S. - Nada tenho com a wivini, no entanto fiquei bastante agradado com os seus serviços.

    Cumprimentos
    João Silva

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