quinta-feira, 5 de julho de 2012

IV Dão & Douro na Assembleia da República

Decorreu no passado dia 28 de Junho o IV Dão & Douro, uma apresentação conjunta das duas regiões portuguesas na Assembleia da República. Estiveram presentes cerca de duas dezenas de alguns dos melhores produtores que se fizeram representar e deram a provar aos convidados alguns dos vinhos premium de cada um. Foi um regresso à Assembleia da República depois de no ano passado ter tido lugar no Palácio de Belém.
Destaco no Dão os vinhos Lagar de Darei, com propriedade localizada no concelho de Mangualde, atravessada pelo Rio Dão a montante da Barragem de Fagilde, com Brancos e Tintos de excelência. Vou continuar a seguir este produtor já amanhã. No Douro, o Casa de Alpajares que para mim foi uma surpresa, fica localizada nas margens do Rio Douro, na secular vila de Freixo de Espada à Cinta e produz um vinho que não demorará muito a aparecer. Pese embora a pouca produção a qualidade é elevada. Ainda no Douro o 100 Hectares Tinto 2011 e o Complexus Reserva 2010, projectos muito pessoais, com muita qualidade e bons preços. Um olhar atento ao Complexus mostra também uma imagem construída para ganhar. Bom rótulo. Ainda o destaque para a Quinta do Couquinho, Quinta de São José e Ázeo. Este último continua o portento de um BRanco do Douro, feito como o seu criador gosta, deliciosos aroma e uma boca de estalo. A Quinta do Couquinho, antiga exploração agrícola familiar situada na Horta da Vilariça. Integrada na região demarcada do Douro, Douro Superior, produz um vinho de excelência, que herdou o sabor nobre das castas tradicionais portuguesas. Destaco ainda a presença da Esporão, com a novidade Assobio 2010 e os Quinta dos Murças sempre com a marca de qualidade a que estamos habituados; os Vinhos Borges também com novidades fresquinhas, algumas delas ainda sem rótulo e recem engarrafadas. Um privilégio para os presentes provarem vinhos que irão concerteza estar já diferentes para melhor numa próxima oportunidade. 
Da Casa da Carvalha chegou ainda um queijo maravilhoso e um azeite aromatizado que puxava uma fatia de pão de  Carviçais torrada na lareira. Produtos que nos são sempre tão familiares.
Não consegui marcar presença em todos, todavia dou os meus parabéns ao autor da iniciativa e o meu obrigado a todos quantos estiveram presentes para nos mostrarem o que vem por aí de novidades.

2 comentários: