terça-feira, 20 de novembro de 2012

José Maria da Fonseca | Bloggers Day 2012: A Vindima

No passado dia 15 de Setembro, a José Maria da Fonseca voltou a convidar os Bloggers de Vinho Portugueses para um dia completamente diferente do habitual. Se no ano passado o Bloggers Day JMF foi principalmente de introdução à história desta casa, de visita às Adegas em Azeitão e à prova de diversos vinhos desta vez o programa levou-nos ao local onde tudo começa: à vinha.


Deste modo, o dia começou por uma manhã dedicada às vindimas. Na Quinta de Camarate, que tem a particularidade de aí viver a família Soares Franco, está situada uma colecção ampelográfica de castas iniciada na década de 30 e que conta já com cerca de 500 castas diferentes. Foi nesta vinha/colecção que os Bloggers iniciaram o dia com uma vindima diferente, muito bem acompanhados por um grupo mais "profissional" de vindimadores, que tudo fizeram para o trabalho fosse efectuado na perfeição.


Muitas surpresas, muita curiosidade, muito suor na fronte que o dia caminhava quente. Mas a manhã desse dia não se ficou por aqui. Tivemos ainda a oportunidade de efectuar uma prova invinha de 12 dos melhores clones de Touriga Nacional. Clones de natureza. DNA igual, mas com o resultado na cepa diferente. Uma experiência diferente e enriquecedora.


A manhã na Quinta de Camarate meter a mão na massa. Estar em contacto com a terra, com as vinhas, com o sol e com o pó. A tarde seria diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails