domingo, 27 de janeiro de 2013

#Daowinelover Meeting

Nascido do querer e paixão pela região do Dão de Miguel Pereira e Rui Massa (Pingus Vinicus), dois Wine Bloggers portugueses, o grupo do facebook #daowinelover fez ontem nascer também o primeiro evento de sua organização: o #daowinelover meeting.

O objectivo foi reunir num único local da região do Dão o maior número de produtores de vinho do Dão, o maior número possível de enófilos e de amantes do vinho do Dão e dar a conhecer uma região vitivinicola tantas vezes menosprezada, mas que produz dos melhores vinhos de Portugal.
O evento decorreu na Casa da Passarella onde se reuniram, aos cerca de 30 produtores que aceitaram o convite, mais de uma centena de amantes do vinho do Dão. A entrada para o evento era tão somente uma garrafa do Dão, vinho branco, tinto, rosé, espumante ou de outro tipo qualquer que seria posteriormente colocado à disposição de todos os participantes para prova. O resultado foram cerca de 150 vinhos de diferentes tipos, diferentes anos e valor e uma oportunidade única para que num só dia se pudessem ter as mais variadas experiências do Dão proporcionadas pelo próprio consumidor.

Por outro lado, estavam também à disposição de todos os presentes para prova uma selecção cuidada de diferentes vinhos de cada produtor onde as novidades, alguns Tops e singelas raridades ocupavam natural lugar de destaque.
Para cereja em cima do bolo foi ainda organizada uma prova de vinhos especial da CEN onde em duas concorridas sessões se ficou a conhecer um pouco mais a história do vinho do Dão e onde se puderam provar autênticas relíquias de um espólio tão rico como o do CEN.

O sucesso deste evento teve no entanto uma fórmula bastante mais simples e inovadora. O carácter informal e despreocupado com que cada prova decorria, cada conversa começava e cada dialogo era mantido mostrou-se deveras diferenciador e marcante ao longo de todo o dia. Uma autêntica família no Dão.

Bastava tomar atenção a cada pormenor. As faces que expressavam satisfação; ouviam-se por vezes gargalhadas sonoras; desenrolavam-se conversas esclarecedoras e educativas; surgiam brindes espontâneos. A vós o meu brinde. Miguel Pereira, Rui Massa, Paulo Nunes e Casa da Passarella os meus parabéns por um dia que certamente tão depressa não será esquecido. Os meus parabéns por toda a organização, planificação e logística e os meus parabéns por convencerem cerca de 150 pessoas a visitarem a região do Dão. Ficamos todos a aguardar nova iniciativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário