quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

#DaowineloverCabriz

Decorreu hoje no grupo do Facebook #Daowinelover, o primeiro evento com o intuito de efectuar a prova e comentários online do vinho Cabriz Reserva 2008. Aconteceu hoje o #DaowineloverCabriz. Foi escolhido pelos organizadores Miguel Pereira e Pingus Vinicus um vinho a que todos pudessem ter fácil acesso e marcada uma data apara a prova online.
Durante mais de uma hora, um grupo de enófilos reuniu-se à volta de um vinho e através de equipamentos com acesso ao facebook e ao twitter começaram a teclar e começou a surgir um animado diálogo em redor deste vinho do Dão. De forma informal, descontraída e quase como se todos estivessem sentados à mesma mesa, comentaram-se as qualidades do vinho, a relação preço-qualidade, a evolução do vinho nos próximos anos, a paridade com a gastronomia, a posição deste vinho no sector, a seu lugar no Dão em relação a outros vinhos e tantos outros pontos interessantes. Recordo abaixo algumas frases que ficam na memória, mas se quiser ler toda a conversa é só ir ao #daowinelover.

"(...)estou em Paris, a minha garrafa foi comprada no aeroporto do Porto na passada segunda-feira. Comecei por degustar enquanto preparara o jantar. Conheço bem o vinho por isso não me surpreendeu. Um vinho muito bem conseguido: um aroma encantador (envoutant, desculpem, mas já não sei dizer certas coisas me português, ou existem melhor palavras noutras linguas). Na boca, e aqui eu não sou nada perito, mas faz-me lembrar chocolate, frutos silvestres e menta! Acompanhou fígado de vaca passado na frigideira e um pedaço de vaca grelhado. E tudo o copo levou...(...)"
 João Craveiro Lopes

"(...)A longevidade prevista pelo produtor anda entre os 5 a 7 anos, mas eu arriscaria mais. Muito fresco, com boa acidez e taninos ainda muito presentes.(...)"
Olga Magalhães Cardoso

"(...) Para mim trata-se de uma boa RQP. Elegância, frescura, final agradável. Especiaria e fruta no sítio. mas para mim, precisa de mais garrafa. isto claro, tendo como referência o 2006... Mas é uma aposta mais que segura!(...)" 
Sérgio Costa Lopes 

"(...) destaco em primeiro lugar a frescura. logo no nariz sobressai em conjunto com a fruta e depois na boca é continuar nesse perfil,. a acompanhar uma massada de vitela com bastante molhanga e bem temperada. a sua frescura faz com que o prato suba e o próprio vinho cresça. todavia, embora ja cause prazer, é esperar mais um bocadinho e vao ver(...)"
Carlos Janeiro

"(...)Acho que a garrafa só lhe vai trazer benefícios como estou a provar o R06 que já tem mais algum tempo......o R08 tem uma tendência muito boa para melhorar com a idade......(...)"
Fernando Carocha

"(...)Queira se queira ou não estes vinhos de larga tiragem são fundamentais para dar visibilidade à região.(...) Por vezes embrenhamo-nos em vinhos mais conceptuais e esquecemos que sem estes mortores é mais difícil dar a conhecer uma região.(...)"
Pingus Vinicus
 
"(...)Comprei duas, uma ficou na cave a dormir... a data para a sua abertura será 2016! O vinho tem capacidade para aguentar o sono. Mais um belo exemplo de um Dão "barato# e muito bom!(...)"
Augusto Amorim

"(...)Acabei de o beber neste momento. Gostei do vinho, apesar de achar que por 6€ há muita coisa no Dão que prefiro. Não o achei nada pesado, apesar de macio está com boa acidez que lhe dá uma frescura engraçada. Casou muito bem com um frango assado no forno.(...)"
Jorge Filipe Nunes
 
"(...)Conclusão com o jantarinho caiu que nem ginjas, e pelo preço, gostei.(...)"
Francisco Brito

A participação ordenado seguiu sempre sob o olhar atento do moderador Miguel Pereira. Venha outra!

1 comentário:

  1. Carlos,os meus parabéns pela rapidez da apreciação do acontecimento,só por esse facto mereces uns sentidos parabéns.Chama-se a isto profissionalismo a sério.

    ResponderEliminar