terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quinta do Crasto | Wine Bloggers Day | Visita

No passado dia 29 de Setembro de 2012, a convite da Heritage Wines, teve lugar o Wine  Bloggers Day na Quinta do Crasto. Situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto é uma propriedade com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro. A Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século.
As primeiras referências conhecidas da Quinta do Crasto datam de 1615, tendo sido posteriormente incluída na primeira Feitoria, juntamente com as Quintas mais importantes do Douro. Um marco pombalino datado de 1758 pode ser visto na Quinta. Logo no início do século XX, a Quinta do Crasto foi adquirida por Constantino de Almeida, fundador da casa de vinhos Constantino. Em 1923, após a morte de Constantino de Almeida, foi o seu filho Fernando de Almeida que se manteve à frente da gestão da Quinta dando continuidade à produção de Vinho do Porto da mais alta qualidade. Em 1981, Leonor Roquette (filha de Fernando de Almeida) e o seu marido Jorge Roquette assumiram a maioria do capital e a gestão da propriedade e, com a ajuda dos seus filhos Miguel e Tomás, deram início ao processo de remodelação e extensão das vinhas, bem como ao projeto de produção de vinhos Douro DOC pelos quais a Quinta do Crasto é hoje amplamente conhecida.

A primeira parte deste dia que começou bem cedo foi para conhecer melhor esta Quinta histórica do Douro. Com um acompanhamento especial do Pedro Guedes de Almeida percorremos alguns dos locais mais carismáticos da Quinta. Desde vinhedos, local de recepção e triagem da uva, o laboratório, a adega de estágio em barricas, a adega de vinificação e até tivemos a oportunidade de fazermos a pisa.... mas deixamos essa tarefa para pernas mais competentes.


Um local, de facto, privilegiado. Com uma vista extraordinária sobre o Douro, uma paisagem de vinhas e oliveiras que transformam cada monte, cada declive e que não deixa indiferente cada olhar.


A estas condições naturais juntam-se as condições técnicas investidas para produzir, quer a nível de vinhos de mesa quer a nivel de Porto, uma das marcas de vinho icon do Douro: o Quinta do Crasto.

Para mais fotografias consulte o álbum completo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário