domingo, 24 de março de 2013

Casal Sta Maria 2010 Colheita Tardia Banco

Características
Tipo: Vinho Branco
Castas: Petit Maseng  
Região: CVR Lisboa
Teor Alcoólico: 11,5%
Produtor: Adraga Explorações Vitivinicolas, Lda 
Preço: 13,70€ vap

Nota de Prova
Curioso como os vinhos deste produtor me continuam a surpreender. Este tive o prazer do conhecer ainda "na barriga da mãe". Numa pequena cuba de inox. A repousar. Depois, no Encontro com o Vinho e Sabores 2012, o primeiro contacto. Ainda com pouco tempo de garrafa, rótulo provisório, mas já mostrando ser uma boa referência neste tipo de vinho. Agora, quase em final de stock, uma prova mais segura.
Cor dourada, definida e de aspecto brilhante. No nariz apresenta-se complexo, fruta madura, maça reineta, melaço e fruta passa, ligeiro toque salino e um fundo de azeitona acabada de cortilhar. Na boca é untuoso, melado, boa acidez apesar de uma primeira impressão doce, a proximidade do mar dá-lhe o toque essencial para que não se torne chato. Tem um final de boca longo e embora o considere ideal para a sobremesa, também o escolheria para uma entrada de foie gras. O 2011 vem já ai. 

Classificação: 90/100

1 comentário:

  1. num primeiro momento confundiu-me, depois surpreendeume pela positiva. nao e que tenha muita experiencia com os colheitas tardias, mas nao esperava. noto a influencia da regiao. é muito estimulante o contraste entre aquele toque salino e o doce... faz-me lembrar aquele leve picante da marmelada. gostei.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails