quarta-feira, 17 de abril de 2013

MALBEC World Day no Las Brasitas

Neste 17 de Abril decorreu a terceira edição do Dia Mundial do Malbec. A celebração internacional dedicada exclusivamente à casta mais representativa dos vinhos da Argentina.
Neste âmbito, a Embaixada da Argentina em Portugal organizou um evento no Restaurante Las Brasitas onde a celebração fosse conjunta entre amigos, vinhos da Argentina e gastronomia argentina. Uma combinação fantástica para um final de dia em grande.

Os vinhos disponíveis para prova e posterior harmonia com o jantar foram:
Finca Flichman Gestos Malbec 2011
Crios Malbec 2011
Benmarco Malbec 2009
Fabre Montmayou Gran Reserva Malbec & Touriga Nacional 2009
Terrazas Reserva Malbec 2010
Trapiche Oak Cask Malbec 2011
Trapiche Varietal Malbec 2011
Amalaya Malbec 2010
Colomé Malbec 2009
Clos de Los Siete 2009
Famiglia Bianchi Malbec 2009
Elsa Malbec 2008
Enzo Bianchi 2005

Será fácil conseguir encontrá-los à venda nas lojas do El Corte Ingles e em espaços de restauração, desde os 4€ aos 36€, desde o entrada de gama até alguns média e topo de gama. Um conjunto de vinhos que ajudou a conhecer melhor esta casta, a grande casta que é a Malbec.
Destaco ainda, pelo motivos óbvios, o  Fabre Montmayou Gran Reserva Malbec & Touriga Nacional 2009, do enólogo português Rui Reguinga, que juntou à Malbec a tão nossa Touriga Nacional. Resultado. Mais frescura e elegância a marcarem bem a diferença e a mostrar também o poder do Malbec em blend com castas menos directas. Aliás este será muito provavelmente o primeiro Malbec - Touriga Nacional.

Gastronomicamente, o Restaurante Las Brasitas preparou uma ementa para de degustação que alinhou na perfeição com os vinhos. Relembro das entradas o Duo de chouriço e morcela Argentina, o Queijo (delicioso) provoleta grelhado com seus oregãos e umas viciantes Mollejas braseadas. Nas carnes o Olho de bife e o bife de chouriço cortados e servidos no pão com molho chimichurri (quero aprender a fazer este molho fantástico) e umas Brochetas de baby beef e de frango com pimento e cebola divinais. Os meus parabéns.


2 comentários:

  1. O molho chimichurri é uma mistura de especiarias e ervas desidratadas (alho, cebola, salsa, pimentão, orégano, louro, cebolinha e pimentas) com uma parte de vinagre branco para duas de azeite. Deve é ficar três dias em repouso no frigorífico para aumentar os sabores.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Diogo. É de facto um molho estupendo para a carne. Vou experimentar fazer.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails