terça-feira, 21 de maio de 2013

2º Festival do Vinho do Douro Superior | Vila Nova de Foz Côa

É já nos dias 24, 25 e 26 de Maio que Vila Nova de Foz Côa acolhe a 2.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’, um evento multifacetado que vai decorrer no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras. 
O ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ pretende projectar e promover a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade de ambos: território e vinhos. Para além da feira e exposição de vinhos e sabores do Douro Superior, aberto ao público em geral, o programa contempla ainda um Colóquio profissional sob o tema: “A vinha e o vinho e o mercado: desafio para o Douro Superior” que permitirá uma reflexão alargada sobre as potencialidades do vinho da sub-região. 
A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa é a entidade organizadora do Festival, que reúne produtores deste concelho, mas também de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, São João da Pesqueira e Mêda. A produção e direcção deste certame, que este ano conta com o apoio do IVDP, está a cargo da Revista de Vinhos.
À feira (exposição e prova) de vinhos e sabores da região – onde se vai poder degustar e comprar vinhos, azeites, amêndoas, doces, queijos e enchidos a preços especiais – juntam-se a segunda edição do ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’; o colóquio para profissionais; provas de vinhos e azeite do Douro Superior comentadas por especialistas; e visitas a quintas produtoras de vinho. Integrado também no programa do festival, está agendada uma ação de formação do IVDP para promover o serviço de vinho do Porto – “Saber servir; vender melhor” – destinada a profissionais do canal horeca e agentes turísticos. Estão também previstas outras dinâmicas mais populares, de onde se destaca a animação de rua, com números de magia, malabarismo, intervenções de teatro, percussão tradicional portuguesa; e os espectáculos musicais. Na noite de Sábado vai haver um espectáculo ao vivo com o artista Fernando Pereira.
O 2.º ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ tem entrada gratuita. À disposição dos visitantes, para que possam provar os vinhos em exposição, a organização disponibiliza um copo no valor de € 2,00.
A inscrição no colóquio e nas provas comentadas é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis, e pode ser feita através dos contactos 21 436 95 14, 21 436 94 54 ou vq.externo@mce.iol.pt (Vanessa Quintas).
Extracto de Press Release

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails