segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lisboa Wine 2013‏

Decorreu no Mercado da Ribeira nos dias 10, 11 e 12 de Maio o Lisboa Wine 2013. O mote proposto era "Para os que gostam de vinho, e para os que vão passar a gostar" e o programa para os três dias prometia impulsionar esse mote, de forma informal e descontraída, com provas de vinho, workshops, show cookings, gastronomia regional, música ao vivo e mais uma série de actividades ligadas ao vinho. Tudo isto num espaço bem escolhido, embora se nota-se, principalmente no sábado, alguma falta de espaço para circular.
No principal, vinhos à prova de cerca de 30 produtores representativos das regiões vitivinícolas de Lisboa, Tejo e Península de Setúbal, com a possibilidade de compra imediata em praticamente todos eles, a preços praticamente de Adega, e a funcionar em pleno no que diz respeito aos turistas de outros países que foram entrado, conhecendo, provando, bebendo e levando algumas referências consigo. Também para o turista e  consumidor interno o evento funcionou em pleno. Notou-se muito visitante que habitualmente não visita este tipo de evento, mas o preço acessível (5€) e a localização privilegiada do mesmo, reforçaram a força de mais um evento ligado ao vinho e a presença de muita gente.

Mas como isto não podem ser só números de visitantes, de produtores presentes e de número de actividades, também lugar ao ponto negativo que não posso deixar passar. O copo de prova de sábado. Na noite de sexta-feira, não sendo nada do outro mundo, o copo era bastante aceitável; sábado o copo era simplesmente intragável, do mais inapropriado possível. Ficou a ideia que na sexta-feira os copos acabaram e foram à pressa comprar outros. Pena é que quem os escolheu não tenha feito a melhor das escolhas e por isso tenha ficado ligado ao momento negativo do Lisboa Wine 2013. Sorte de nós que alguns produtores ajudaram a salvar o dia emprestando copos dignos de uma prova de vinho.

Por outro lado, ponto muito positivo, os vinhos brancos e licorosos estavam frescos e os tintos  não estavam demasiado quentes. Nos dias de calor que foram os deste fim de semana, parabéns por esse facto.
Corrijam este pequeno/grande erro e limem algumas arestas e poderemos começar a contar com mais um eventos vínico de qualidade no centro de Lisboa, com vinhos por vezes pouco conhecidos do consumidor e com um crescendo de qualidade que muitos ainda não tiveram ocasião para comprovar. 


7 comentários:

  1. Faltou espaço e mais comida,espero que para a proxima sejam mais ambiciosos.

    ResponderEliminar
  2. António Maria,
    A falta de espaço a certa altura foi notório, a falta de comida em que aspecto?
    Sem dúvidas pontos a melhorar, mas com potencial para ir mais longe. Venha de lá essa ambição!

    ResponderEliminar
  3. Que façam as mesmas cvrs o evento no espaço de baixo ao centro produtores nas laterais restaurantes a apresentarem pratos de carne com raças autoctones portuguesas desde bovinos,ovelhas,porcos etc Dei a minha ideia a quem devia.Haja ambição e coragem das entidades oficiais dede cvrs e turismo e camara.

    ResponderEliminar
  4. O vinho acompanha a comida,a comida acompanha o vinho.Estão sempre a falar nisso,eles que passem à acção.Existe o Peixe em Lisboa,façam o da Carne.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser no Blog... faço LIKE à tua ideia

    ResponderEliminar