terça-feira, 10 de setembro de 2013

22ª Feira do Vinho do Dão em Nelas

No passado fim de semana tive o prazer de visitar pela primeira vez a Feira do Vinho do Dão em Nelas. Vinho, gastronomia e cultura da região num evento ao ar livre e onde os produtores do Dão marcaram forte presença.
Como pontos fortes do evento destaco, em primeiro lugar, uma tantas vezes esquecida. O copo de prova. Copo de prova adequado, com o custo de 1,5€ e que podia ser devolvido no fim com a devida devolução do valor já pago. Para além disso, para o visitante mais distraído que pudesse não reparar no stand dos copos, foi agradável reparar que todos os stands tinham uma alternativa e ninguém iria ficar sem provar o vinho por causa da falta de um copo.

O lado mais comercial da feira também não foi descurado. Provou o vinho? Gostou do que provou? Pretende comprar o mesmo? Era logo de imediato. Todos os vinhos em prova estavam para venda a preços realmente de feira. Em alguns casos cerca de 30% a 40% de diferença do preço a que habitualmente os vejo nas garrafeiras.

Em termos de número de produtores deparei-me com um número considerável deles presentes, com stands chamativos, com muitos vinhos disponíveis, com muita disponibilidade de todos em receber o visitante e com muita descontracção e informalidade. Assim, o vinho aproxima-se de todo o tipo de consumidor.
O único ponto que gostaria de ver mais desenvolvido numa próxima edição será o de tornar a Feira mais "aberta" ao público externo à região. Apesar de melhor preparado que outros eventos do género temos por vezes a sensação que será mais para consumo interno. Com a estação de Caminhos de Ferro mesmo ali ao lado há que potenciar ainda mais o crescimento da Feira.
Para o ano estou lá outra vez. Tenho de conseguir estar lá mais tempo para juntamente com o vinho provar as delicias culinárias de uma região rica e tantas vezes esquecida. 

Para mais fotos ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário