terça-feira, 3 de setembro de 2013

Luis Pato Wines - Visita e Vertical Vinha Formal Branco, Parte II

"Os nossos Vinhos aliam a precisão técnica do Novo Mundo com a tradição secular do Velho Mundo. Em todas as colheitas fazemos algo de novo, e por vezes realizamos alguns dos nossos sonhos."
in Luís Pato Wines Website

Na continuação da visita à Luís Pato Wines, e após conhecermos as instalações e provarmos alguns dos vinhos que nos irão acompanhar num futuro próximo, subimos ao piso térreo para prosseguir a visita com uma vertical de Vinha Formal branco.

A longevidade destes brancos foi colocada à prova e, num misto de surpresa e confirmação das expectativas, foi possível aferir da qualidade, frescura, vivacidade e personalidade destes brancos 100% Bical que desenhariam um sorriso na face de qualquer enófilo do mundo.

Vinha Formal 1998 Branco
Os dourados brilhantes pintam o copo. Cor definida, manga madura e aspecto limpo. No nariz é intenso a fruta amarela madura, ameixas brancas bem maduras acompanhando com fruta seca, notas florais e bons químicos. Na boca está bem definido, linear, com fruta fresca em boa forma, boa acidez, volume e alguma untuosidade. Viciante.

Vinha Formal 2001 Branco
Continuamos nas tonalidade douradas, manga madura, alaranjado definido, de aspecto límpido e sem dúvida cativante. Os aromas surgem agora mais tropicais, com notas de massa de pão e fermento, com notas de nozes em fundo. No boca destaque para o volume, corpulento, largo, com fruta seca e fruta fresca em harmonia. O final afunila um pouco, mas não deixa de surpreender.

Vinha Formal 2003 Branco
Cor amarela, laivos de palha seca, dourados, límpido, com lágrima persistente, chorosa e gorda. Aromas mais quentes e sedutores. Perfil mais floral com notas de fruta amarela - ameixa - fresca. Ligeiras notas de fruta seca. Na boca mostra vivacidade, boa acidez, perfil frutado, com maça verde e alguma secura. Deixa-nos salivar. Deixa-nos pedir por mais. O final é longo.

Vinha Formal 2005 Branco
Último desta série e continuação de um perfil. Sabíamos que não haveria lugar à decepção. Cor de nuances douradas, aspecto límpido e lágrima espessa e definida. Aromaticamente mais delicado, notas florais e de fruta amarela de caroço com menor doseamento que os anteriores, muita frescura. Na boca o mais elegante, menos gordo, com acidez no ponto e de secura média. Linear do inicio ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário