sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Adega Mayor | Viver Uma Experiência MAYOR

No passado 24 de Setembro, visitei novamente a Adega Mayor para viver uma experiência de vindima "Mayor" e observar de perto como são desenhados os vinhos desta casa já referência a nível nacional no sector vitivinícola.
Muito bem recebidos pela Administradora da Adega Mayor e neta do Comendador Rui Nabeiro, Rita Nabeiro guiou-nos, numa primeira fase da visita, a conhecer a vinha da Herdade das Argamassas que praticamente rodeia a Adega da autoria do arquitecto Siza Vieira, que se destaca no alto com a sua branca cor e os seus traços de elegância e bem incorporados com extra ordinária paisagem que é a planície alentejana de Campo Maior.
Aqui foi possível passear por entre as videiras, conhecer de perto algumas das castas aqui plantadas, como a Touriga Nacional, a Alicante Bouschet, a Syrah  ou a Trincadeira e, também, saber que, para além destas, também fazem parte das castas aqui existentes as brancas Verdelho, Roupeiro, Arinto e Antão Vaz, assim como, ainda as tintas  Castelão e Aragonez.

Alguns minutos depois, o sol fazia já das suas, e de chapéu de palha na cabeça, luvas calçadas e tesoura na mão... fomos vindimar! Ainda foram umas caixinhas cheias. O suficiente para perceber que tenho mais jeito para beber o vinho do que para colher os cachos de uva que lhe darão origem. Ou isso ou a sede já apertava.
Subimos então caminho a cima, deixando para trás os que realmente percebem do assunto, em direcção à Adega para não só a conhecer, mas também para acompanharmos mais um passo na concepção dos vinhos e provarmos alguns vinhos já deste ano, provas de barrica e dos inox onde pudemos perceber alguns pontos de evolução de vários vinhos. Aqui, fomos acompanhados pelo Enólogo Carlos Rodrigues, que mesmo estando em plenas funções e trabalho de acompanhamento da Vindima se mostrou tontamente disponível e fez transparecer nas suas palavras toda a paixão que sente pelo Vinho.

Por fim subimos ao terraço panorâmico, relvado e com um bonito espelho de água encabeçado por um painel esculpido em mármore, desenhado também pelo arquitecto Siza Vieira, onde as silhuetas de uma chávena de café, de um copo de vinho e de uma garrafa se sobrepõem. Descontraidamente provamos alguns vinhos, numa prova directa e informal, com a presença do enólogo, com interactividade que continuou também durante o almoço e onde foi possível passar por toda a gama de vinhos desta casa. 
Monte Mayor, Solista, Reserva do Comendador, Pai Chão, Orionte e alguns dos especiais "números" passaram pelos nossos copos e comprovaram que a qualidade e a inovação são cada vez mais uma aposta ganha.
Resta-me recomendar uma visita à Adega e deixar o desafio a todos de viver também uma experiência Vindima Mayor.

Sem comentários:

Enviar um comentário