terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Central de Cervejas - Visita ao Berço da Sagres

Recordo bem os tempos idos de viagem em direcção ao Norte, e depois regresso a Lisboa, quando a A1 era única alternativa, e aquela silhueta que marcava o horizonte definia o verdadeiro ponto de saída ou entrada em Lisboa. O Edifício da Central de Cervejas (a Malteria), e que nesse tempo apenas lhe chamava de "A SAGRES".

Posteriormente, devido a razões profissionais, passei a estar bem mais perto desta casa, também fazendo parte e ajudando no sucesso desta marca, mas sem nunca ter tido a oportunidade de conhecer de perto o que faz dela uma bandeira nacional e uma marca histórica portuguesa. 

A Sociedade Central de Cervejas (SCC) nasce em 1934 fruto da associação da Companhia Produtora de Malte e Cerveja Portugália, da Companhia de Cervejas Estrela, da Companhia da Fábrica de Cerveja Jansen e da Companhia de Cervejas de Coimbra. Nesta visita foi possível passar pela história da mesma, pelos diversos momentos que a fez crescer e chegar até hoje tal com a conhecemos, aprender acerca dos produtos com que é feita a cerveja na SCC, conhecer os processos, os vários passos até chegar à nossa mesa, loira, preta, ruiva, mas sempre fresquinha.

Neste dia, fomos recebidos e acompanhados, com excelência, pelo Diretor de Comunicação Institucional e Provedor Nuno Pinto de Magalhães, pela Diretora de Relações Públicas Paula Portugal e pela Mestre Cervejeira Maria José Sousa. A visita decorreu de forma interactiva, em certos momentos com todos os presentes a recordar memórias do passado longínquo e mais recente, em outros quase como se estivessemos em plena visita escolar, respondendo a questões e querendo fazer boa figura acerca do que se conhecia. No final, como não poderia deixar de ser, saboreando algumas das cervejas aqui produzidas com os também tradicionais tremoços e outros petiscos tão amigos de uma cerveja bem fresca.

fruto da associação da Companhia Produtora de Malte e Cerveja Portugália, da Companhia de Cervejas Estrela, da Companhia da Fábrica de Cerveja Jansen e da Companhia de Cervejas de Coimbra. - See more at: http://www.centralcervejas.pt/pt/sobre-nos/historia.aspx#sthash.is0FTV0z.dpuf
fruto da associação da Companhia Produtora de Malte e Cerveja Portugália, da Companhia de Cervejas Estrela, da Companhia da Fábrica de Cerveja Jansen e da Companhia de Cervejas de Coimbra. - See more at: http://www.centralcervejas.pt/pt/sobre-nos/historia.aspx#sthash.is0FTV0z.dpuf
A matéria prima, de importância vital para a qualidade do produto final, sempre produtos naturais tais como a água, a cevada, o lúpulo ou o malte. Apenas produtos naturais entram na confecção das cervejas da SCC. 

A grandiosidade das suas instalações em Vialonga. Continua a ser a única com Malteria própria em terreno nacional e chegou a ser fornecedora de Malte da UNICER. Em Vialonga conta com Malteria, Fermentação, Estágio, Produção, Engarrafamento, Museu, Escritórios, Distribuição, Tratamento de Resíduos... é toda uma pequena cidade destinada à produção de cerveja e outros produtos também aqui produzidos.

O Museu e as peças que o compõem são por si só satisfação garantida no final de uma visita que para alguém como eu conseguiria passar lá dentro um dia inteiro a ver cada objecto e a questionar a razão de ser de cada um e tudo o que o envolve. Vale a pena dar cá um saltinho para uma visita.

Ora, são 200$00 (+- 1 €) de cerveja se faz favor. Dava para a tarde toda.

Sabiam que a Imperial nasce em 1941 como uma marca de cerveja de luxo e que viria mais tarde a ser o nome para a cerveja de barril? Ora aqui está a primeira "máquina" de imperial.

Deixo os dados para a vossa futura visita. Assim não têm desculpas para deixar de visitar uma parte da história de Portugal.

SCC - Sociedade Central de Cervejas e Bebidas S.A.
Morada: Estrada da Alfarrobeira - 2625-244 Vialonga
Tel: 808 204 771
Email: servicoclientes@centralcervejas.pt
Visitas: De Seg a Sex, entre as 9:30 e as 10:30 horas e as 14:00 e as 15:00horas
Site: Sociedade Central de Cervejas

1 comentário: