quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Herdade do Arrepiado Velho 2010 Tinto

Características
Tipo: Vinho Tinto
Castas: Touriga Nacional
Região: Alentejo
Teor Alcoólico: 14,5%
Produtor: Sociedade Agrícola da Herdade do Arrepiado Velho, SA
Preço: 8,90€ vap

Nota de Prova
Um 100% Touriga Nacional que não é anunciado em letras garrafais logo no rótulo, mas apenas no contra-rótulo. Fui descobri-lo sem olhar para mais nada. Cor rubi, média concentração, aspecto límpido com bonitos violetas. No nariz, de intensidade média, aparece a fruta preta silvestre, traço floral definido, com algum fumado e perfil fresco. Na boca bom volume, polido e sedoso, com boa acidez e fruta fresca em bom plano. Final de boca com bom comprimento e boa frescura.
Destaco a frescura com que se encontra no momento, nada cansativo e muito equilibrado. Óptimo para os pratos de inverno que agora apetecem. Curioso como os 14,5% não chegam a aparecer na nota.
Com potencial de guarda.

Classificação: 85/100

2 comentários:

  1. Tinha uma garrafa do Arrepiado Velho tinto 2010, que alguém me deve ter oferecido. Resolvi abri-la e foi uma boa surpresa. Bom aroma, não muito intenso mas perceptível, muito agradável de beber, deixando um rasto de sabor prolongado, sem que se notasse o álcool. Não acusou a idade... Acompanhou um pato no forno, bem temperado, e casaram bem, tal como com um queijo manchego curado. Se encontrar à venda comprarei...

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom encontrar estas surpresas. Temos de dar tempo aos vinhos.
    Boa escolha!

    ResponderEliminar