sexta-feira, 14 de março de 2014

BTL 2014 | Enoturismo e Vinho no Cartaz

A edição deste ano da BTL já abriu as suas portas ao público e até o próximo domingo, dia 16 de Março, é aproveitar para marcar as suas férias de sonho por um preço mais baixo e se possível até apanhar uma borla num dos muitos passatempos que vão surgindo nestes dias.

Contudo, a minha visita não teve esse objectivo. Todos já devem ter ouvido ou lido recentemente que o vinho ultrapassou o sol e o mar como maior atributo turístico de Portugal. Assim sendo, lá fui eu em mais uma demanda das minhas na procura do Enoturismo em Portugal. 

Num primeiro flash, a sensação com que fico é que esta edição da BTL de Lisboa tem mais promoção Enoturistica e ao vinho que as de anos anteriores. Os produtores habituais voltam a estar presentes, mas encontrei muitos pequenos produtores e muitas novidades principalmente em espaços dedicados às regiões que se querem mostrar também como produtoras de vinho e com condições para o Enoturismo.
Num segundo take, noto que ainda temos muito para fazer em relação à promoção correcta de um produto que toda a gente pensa que tem a razão absoluta sobre o que faz. 

Volto a repisar. Promover vinho em copos de plástico com formatos ridículos, não só é horrível como é a forma mais fácil de estragar o vinho. E não me venham com a história de não poderem utilizar copos de vidro no evento pois provei alguns vinhos por copos excelentes para a prova e outros traziam consigo alguns copos que disponibilizavam caso fosse necessário em alternativa aos de plástico.

Outra coisa, e isto é o que há de interessante em percorrer este tipo de feira em modo desconhecido, é a forma como alguns promotores, que pouco sabem de vinho, debitam palavras decoradas para a pessoas que vão provando o vinho. Felizmente cada vez são menos, mas ter de ouvir coisas como "(...)esse vinho é só com a casta Arinto. Seco, seco, o Arinto é sempre assim, seco como tudo e não há volta a dar(...)" confesso que não me deixa nada sorridente.

Mas cada vez temos melhores exemplos. Por isso, deixo-vos o repto. Visitem a BTL e procurem os pontos com Enoturismo. São uma excelente oportunidade de conhecer mais e melhor o tema Vinho e ao mesmo tempo... são férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails