quinta-feira, 6 de março de 2014

LusoVini e Jantar com Vinhos Pedra Cancela

As antigas instalações da Adega Cooperativa de Nelas são hoje a casa da LusoVini. Preservando o traço original e mantendo viva a história do vinho que ali teve lugar, as antigas instalações, aos poucos, dão lugar a uma infra-estrutura moderna e apta a abraçar os desafios futuros.

A LusoVini afirma-se como Criadora de Marcas, para além, claro, de no mercado aparecer como uma distribuidora de serviço integrado. Fundada e gerida por elementos com fortes ligações à viticultura, enologia, produção e distribuição de vinhos, oferece aos seus representantes toda essa experiência quer no desenvolvimento enológico dos seus produtos quer no marketing e comercialização dos mesmos.

Atenta aos mais recentes desenvolvimentos no mercado mundial de vinhos, a LusoVini desenvolve alguns vinhos com responsabilidade em toda a fileira. Tratam-se de vinhos desenhados desde a vinha até à garrafa final para responderem às últimas tendências que surgem no mercado português e internacional.
A visita ocorreu já a noite havia caído, ainda assim, foi possível verificar todo o trabalho que está a ser feito para que rapidamente toda a infra-estrutura esteja a 100% para que de Nelas, para Portugal e para o Mundo, partam vinhos de qualidade superior das várias regiões de Portugal. 

Acompanhados pelo Administrador da Empresa Casimiro Gomes, pela sua equipa e pelo Produtor e Enólogo João Paulo Gouveia,prosseguimos depois para o espaço onde nos estava reservado um jantar com referências gastronómicas da região que seriam harmonizadas com vinhos Pedra Cancela desde colheitas mais recentes até algumas com alguns anos mais mostrando-se em excelente forma.

Com uma entrada de enchidos da região foi servido o PEDRA CANCELA MALVASIA ENCRUZADO 2012, cor amarelo citrino, quase translúcido, transpira juventude. No nariz sobressaem os aromas citrinos e florais de média intensidade e sem cansar. Na boca mantém o perfil frutado da fruta citrina, toque quase impercetivel do estágio em madeira dá-lhe algum corpo e a sua acidez faz com que se porte muito bem no inicio de refeição.

De seguida, com o bacalhau assado na brasa e servido, como gosto, com bastante azeite, foi servido em primeiro o PEDRA CANCELA SIGNATURA 2012 BRANCO fruto de vinhas velhas com mais de 40 anos e que aqui se mostra como vinho de eleição. Vivacidade, frescura e sumarento. A madeira proveniente do estágio em barrica, embora presente, não marca demasiado nem nariz nem boca. Grande equilíbrio. Com um final de boca cheio de frescura e elegância. Vou gostar de voltar a este branco.

A meio da viagem com o bacalhau alterámos o SIGNATURA e passámos para o PEDRA CANCELA SIGNATURA 2008 TINTO de cor ainda bastante concentrada, fechado e opaco. No nariz é uma verdadeiro desafio, complexo, com muita fruta preta compotada, macerada, notas de cacau e especiaria fina. Delicioso. Na boca uma acidez vivaz que me limpa a gorfura em excesso e me faz comer mais um pouco, opulento e com a fruta no ponto. Está no ponto.

Seguimos para o prato de carne com "notas" de entusiasmo do que viria para acompanhar um entrecosto no forno com arroz de feijão. Duas referências para provar. O PEDRA CANCELA SIGNATURA 2010 TINTO, à semelhança do 2008 a sua cor é de um rubi concentrado, opaco e espesso. Nariz exuberante, a fruta parece querer sair, notas compotadas, muita frescura e pronto a ir à mesa. Na boca apesar de o considerar num patamar elevado e pronto para a mesa prefiro comprar, mais do que uma garrafa, e beber daqui a 2 anos. Se assim já é um prazer, imagino depois de descansar algum tempo em garrafa.

De seguida a surpresa PEDRA CANCELA 2002 TINTO que mostrou estar num momento de forma espectacular. Pena não haver mais pois está vivaz e fresco como se fosse bastante mais jovem. Mais polido e macio, com notas -poucas- da passagem do tempo e guloso. A garrafa foi num ápice. Tenho de ver se encontro alguma destas perdida em alguma garrafeira.

Por último a sobremesa. Pêra Bebeda. Deliciosa e que ligou muito bem com os tintos acima descritos. Tintos para peixe, carne e sobremesa. Versatilidade e qualidade superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário