quinta-feira, 22 de maio de 2014

Favas Contadas | Um Projecto de Sinergia Culinária

O projecto FAVAS CONTADAS pretende levar-nos a viver uma experiência gastronómica ímpar, levar-nos a viajar até aos mais longínquos lugares do mundo através das cores, aromas e sabores de pratos construídos por Chefs cozinheiros jovens, dispostos a causar impacto e a colocar os nossos sentidos em alerta.
Nos próximos dias 30 e 31 de Maio será o inicio do jantares com o tema nos pratos a ser o Japão com um toque de influência mediterrânica. As "Duas Noites no Japão”, nome destes encontros que inauguram o conceito, vão contar com a colaboração na cozinha do Chefe Tiago Penão, do Midori e do Chefe Diogo Lopes, do Penha Longa. O objectivo é que os três chefes se juntem e reúnam sinergias e técnicas pessoais de cada um. Dessa união sairá a ementa perfeita e original, que será também uma ligação de duas cozinhas, a Japonesa e a Portuguesa. 
 
 A este projecto juntam-se os vinhos da Quinta do Gradil com uma completa gama que será a companhia perfeita para o menu único deste evento pela mão do Escanção João Chambel. 
 
O local será o Restaurante Conceito Food Store em Bicesse, nascido da paixão de Daniel Estriga em partilhar experiências gastronómicas que façam os seus convidados viajar. Um pequeno mas acolhedor espaço que será pano de fundo para uma verdadeira viagem à volta do mundo.
Para desvendar um pouco o véu dos próximos jantares foi efectuado um almoço, versão beta, para uma espécie de teste final que, na minha opnião, foi passado com distinção. Ora vejam.
 
OSTRAS COM ESPUMA CITRONELA, PÉROLA DE PONZU com Quinta do Gradil Viognier 2013 Branco
Fresco, cheira e sabe a mar, a espuma de citronela faz lembrar a espuma do mar, com um travo ligeiramente spicy, que perdura e com um final que encanta.

MEXILHÃO EM TEMPURA DE CENOURA E GENGIBRE, ESCABECHE DE LEGUMES E GELATINA DE LIMA com Quinta do Gradil Viognier 2013 Branco
Mais uma vez a frescura, o sabor a mar, o leve citrino muito fino e leve são a marca indelével que fica. Excelente toda a sensação a mar e a ligação de um técnica japonesa a outra bem portuguesa.

Neste dois primeiros pratos o Quinta do Gradil Viognier 2013 Branco ligou na perfeição com as características de cada um. O seu perfil mais seco e com acidez vivaz permite a ligação aos citrinos existentes e à untuosidade presente em cada um.

NIGUIRI DE CARAPAU COM ESCALIVADA DE PIMENTOS com Quinta do Gradil Aguardente XO
A frescura do carapau numa ligação aos pimentos com alguma untuosidade e sabores fortes. Ligação equilibrada onde cada ingrediente aparece no palato. 

NIGUIRI DE UNAGUI, FOIE e CEREJA com Quinta do Gradil Aguardente XO
O ligeiro adocicado da cereja sob o foie e a enguia (unagui) funciona embora pudesse haver mais destaque desta. Mais uma vez a simplicidade aparente faz brilhar o prato.

A ligação com a Aguardente XO da Quinta do Gradil está divinal. Servida a uma temperatura baixa e a querer ir buscar a ligação com o Sake, esta formula de risco é sem dúvida para repetir.

USUZUKURI DE PREGADO EM CALDEIRADA com Quinta do Gradil Petit Verdot 2012 Tinto
As rochas do mar no pão crocante, a salicórnia a transmitir o salgado, um pregado fresco e uma espuma de caldeirada a dar complexidade de sabor ao prato. Grande construção.

BACALHAU CONFITADO, DENGAKU E LEGUMES NIMONO com Quinta do Gradil Petit Verdot 2012 Tinto
O "nosso" bacalhau, a lascar no ponto certo, com um toque limonado a transmitir frescura, e mais uma vez o mar e a sua maresia. Um ponto consistente a todos os que foram servidos

A ligação do Quinta do Gradil Petit Verdot 2012 Tinto aos pratos esteve em planos diferentes. Enquanto que com o bacalhau esteve perfeita, com o pregado elevou-se um pouco acima deste. Quando com a caldeirada voltava para o mesmo patamar da ligação com o bacalhau.

SAKURA DE CEREJEIRA
A limpar o palato do peixe e a preparar a chegado do prato de carne. Crocante de amendoim delicioso numa harmonização perfeita com o gelado de cereja.

RAMEN DE BOCHECHA DE PORCO com Quinta do Gradil Reserva 2010 Branco
Aromas cativantes e deliciosos, uma bochecha de comer à colher e uma conjugação de sabores que aqui brilham em conjunto. O vinho mostrou aqui a sua versatilidade e o excelente momento que atravessa. Com acidez, vida e com todo o perfil mais complexo que se junta ao prato e resulta de forma fantástica.

COCO, ANANÁS e COENTROS
Que dizer de uma sobremesa que só com a sua imagem transmitia frescura, simplicidade e todo o sentido da Primavera? A ligação coco com ananás já se sabe que é uma receita vencedora, mas juntar-lhe coentros fez  com que toda a experiência fosse intensificada. Coentros e ananás; coentros e coco; deixem brilhar o coentro!

CONCEITO FOOD STORE
Morada: Rua Pequena Urbanização do Viso lote 1 loja A Bicesse 
             2645-486 Bicesse
Mail: conceito.foodstore@gmail.com
Telefone: 218 085 281

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails