sexta-feira, 18 de julho de 2014

Restaurante "La Parisienne" - Lisboa


O mais recente espaço de restauração na zona do Chiado (Largo Rafael Bordalo Pinheiro) dá pelo nome de La Parisienne. Um projecto de Olivier Vallancien e sua mulher Lumir Ardant-Leverd que tendo já alguma experiência por terras gaulesas resolvem arriscar e apostar na abertura de um restaurante de cozinha francesa em plena Lisboa.

Depois da escolha do espaço, num Largo Rafael Bordalo Pinheiro que desespera pelas prometidas obras de requalificação e que o transformará num bonito espaço pedonal com os espaços comerciais em volta a contribuírem para lhe dar mais vida, havia que escolher o Chef para a sua cozinha. Xavier Charrier, que até esse momento espalhava a sua magia numa pequena charcutaria no Linhó, respondeu ao anuncio e aceitou o desafio de liderar a cozinha do La Parisienne.

Quando entramos no La Parisienne entramos num restaurante que respira o País de origem dos seus criadores. Informal, acolhedor, com a decoração a reflectir muitas referências parisienses, vinhos franceses alinhados de perfil perto da cozinha, algum sotaque que nos faz viajar e todo um je ne sais quoi que nos transporta de Lisboa para Paris em poucos segundos.
Na aposta em produtos frescos e de qualidade pretende-se também marcar a diferença. Um ementa não muito extensa que permite consistência e qualidade em conformidade com a sazonibilidade dos produtos. Interessante que minutos antes de me sentar à mesa chegou ao restaurante um cesto com legumes frescos da Quinta do Poial que trouxe também aquela marca mais acomchegante à própria cozinha. Quase como ir à horta colher umas verduras para servir um pouco depois.

A ementa neste dia proporcionou uma viagem por alguns dos pratos emblemáticos na Ementa. Simplicidade acima de tudo, muita frescura, sabor e paixão em cada prato. 

Entrada de Charcuterie com Rillete de Porco, Saucisson d’Ardèche, Presunto d’Ardèche, Andouille de Guéméné e Terrine de Presunto com Ervas.

 Foie Gras "Au Torchon" caseiro e tostas grelhadas

Alho Francês Au Vinagrete e ovo escalfado

 Filete de Robalo com molho de Pimenta Rosa e Legumes Biológicos

Tartare de Vaca Cortado à Faca com Salada e Batata Frita Caseira

 Profiterolles Au Chocolat Caseiro

 Crème Brûlée
_________________________________________
LA PARISIENNE BISTRO FRANÇAIS
Largo Rafael Bordalo Pinheiro 18,
Lisboa
Tel: 964 203 947

Aberto todos os dias da semana
Horário:
12:00 | 15:30 e 19:00| 00:00
Preço médio refeição:  25€ com copo de vinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails