quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Coisas Que Me Irritam: O Flute Gelado e o Vinho Branco

O copo flute, termo que vem da língua francesa para flauta, é considerado o copo de excelência (por enquanto) para beber o vinho espumante e o champanhe pois preserva durante mais tempo as bolhinhas que tanto apreciamos, mantém a bebida fresca durante mais tempo e tem aquele look elegante que certeiramente encaixa com a imagem deste tipo de bebida. Sendo também que o espumante/champanhe não necessita, por norma, copos maiores e mais largos como um tinto ou um branco. Quanto a isso estamos falados.
Agora, directamente para a lista de "Coisas Que Me Irritam" surge o facto, de cada vez mais ver nos restaurantes portugueses servirem o vinho branco em flutes completamente gelados ou à beira do congelados. Mas que raio de moda ou sabedoria é esta que me quer servir vinho branco, seja ele novo ou com idade, normal colheita e até reserva com estágio em barrica, em copos deste género completamente gelados?
Há pouco tempo, num restaurante com uma bela carta de vinhos, pedi um vinho branco de 2009. Apareceram-me à mesa com a garrafa gelada e dois flutes que até gelo tinham no bordo do copo. Aventurei-me. Ganda maluco. Perguntei se não tinham outro tipo de copo. Tipo de tinto, mas não tão grande. O que fui dizer...  A resposta foi conclusiva. Temos - disse o empregado - mas esses não estão na arca frigorífica. Tem a certeza que não quer esses. Olhe que são os correctos para o vinho que vai beber. Raios parta essa escola de hotelaria que por aí anda a ensinar estas coisas!
No último fim de semana. Restaurante marisqueira com uns vinhos engraçados. Reparo que na mesa ao lado um casal turista estrangeiro escolhe um bom vinho branco, caro, com estágio em madeira e até comento que havia sido uma grande escolha. Quando olho outra vez para a mesa o vinho está a ser servido nuns flutes de pé alto e com uns elegantes 2/3cm de copo. Bardamerda com isto!

1 comentário:

  1. Eu não sou adepto de flutes, nem para champagne/espumante nem para nada. queria preservar as bolhinhas, servissem em copos de imperial, nada melhor para ver as bolhinhas. Veio substituir as taças, onde serviam o champagne, devido ao liquido passar mais por cima da lingua e não arrepiar tanto na boca como se bebendo pelas taças, onde o liquido entrava mais violentamente. Agora vinho branco, é ridiculo. Estou contigo.

    ResponderEliminar