segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MAPA do Douro Superior | Branco & Tinto

No ano de 1999, ano este muito apreciado cá por casa, Pedro Garcias dá inicio ao projecto MAPA em terras de Muxagata, muito perto de Vila Nova de Foz Côa. No âmbito do Festival do Vinho do Douro Superior deste ano fomos conhecer de perto o terroir onde nasceram os vinhos que levados a prova bem no cimo do vinhedo, em contemplação a uma paisagem de perder a respiração e com todo o ambiente para se sentir, de facto, este MAPA.

MAPA 2013 BRANCO | 12,5% | PVP 8€
RABIGATO, VIOSINHO, ARINTO, GOUVEIO
Frescura e mineralidade ainda com muita juventude e com boas perspectivas de envelhecer com qualidade durante mais uns anos. Cor amarelo citrino, praticamente aberto e limpo. No nariz surge muito delicado, mais preso, com fruta de caroço, citrinos e tropicais sempre à espreita,alguns fumados, toque mineral e boa frescura. Na boca revela  perfil muito equilibrado em termos de acidez, fruta e corpo, com travo seco e final de boca longo e elegante.
CLASSIFICAÇÃO PESSOAL: 90/100

MAPA RESERVA 2012 TINTO | 14% | PVP 16,90€
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, SOUSÃO, TINTO CÃO
Um reserva com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês e que está já pronto a ser bebido com prazer. Também aqui há alguma juventude em toda a prova. Cor rubi profunda, concentrada, cheia de rasgos e matizes violeta e com lágrima bem definida no copo. No nariz a fruta vermelha e preta madura está bem presente e bem envolta nos traços deixados pelo tempo de barrica. Conjunto muito harmonioso e sem se dar nota dos 14% e poucos de álcool. Surge na boca ainda rebelde, cheio de vivacidade e com algumas pontas por limar. A fruta continua em grande relevo, profundidade e com integração plena nos especiados que aqui são mais notados. Pronto já para pratos com grande estrutura. Um Senhor à mesa.
CLASSIFICAÇÃO PESSOAL: 90/100

Sem comentários:

Enviar um comentário