domingo, 19 de outubro de 2014

Coisas Que Me Irritam: Olhem a Temperatura do Vinho Caraças!!!

A temperatura ideal para beber o vinho é motivo para mais uma das minhas irritações com o que vou vendo à minha volta. Desta vez é caso para dizer que em certas ocasiões até comigo me irrito quando sirvo um vinho com a temperaturas completamente erradas.Uma desgraça para o coitado do vinho que merecia mais respeito.
Ao longo da história é possível e fácil encontrar em qualquer livro ou site da especialidade uma referência para o intervalo de temperaturas a que cada vinho deverá ser consumido, todavia nos últimos anos as coisas têm vindo a mudar ligeiramente. Certas percepções já não são tão exactas como o eram. E algumas práticas no servir do vinho caíram mesmo em desuso.
No entanto, o que me irrita mesmo é quando pessoas que vivem do vinho, e por isso o deviam tratar melhor, cometem as maiores atrocidades neste capitulo da temperatura. A quantos de nós já aconteceu, em espaços de restauração, pedir um tinto mais fresco ou mesmo um frapé para colocar um tinto a refrescar e ouvir num imediato: "O vinho tinto é para beber à temperatura ambiente!"? Ou após nossa insistência ouvir "Ó Antunes, o cliente da mesa 7 quer tinto fresco. Aparece-me cada maluco por aqui!". Já para não falar dos olhares que dizem todos os nomes com que estamos a ser chamados. Já começam a existir excepções, mas continua a ser muito habitual encontrar o vinho que mais "sai" num restaurante arrumado junto à máquina do café.
Largando a restauração e agarrando os eventos de prova que vão surgindo como cogumelos por todo o lado. Há quanto tempo se organizam este tipo de eventos? Quantas edições existem deste e daquele e do outro evento com centenas de vinhos em prova? e em quantos deles a maior parte dos vinhos se apresentam com temperaturas muito acima do recomendado? ... deixa ver... em TODOS!!! E se em todos acontece esta aventura porque continuamos a não corrigir essa situação de ano para ano ou de evento para evento?
Tintos quentes, brancos gelados e consumidores desinformados. Alguém é capaz de ajudar nesta contenda?


2 comentários:

  1. Absolutamente de acordo com a experiência do vinho tinto à "temperatura ambiente" na restauração... Se estiverem 30 graus, servem-nos o vinho a essa temperatura...
    É muito raro, mesmo em restaurantes de uma gama média e média/alta o vinho vir para a mesa à temperatura adequada.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, sem dúvida. E depois ainda há aqueles que dizem que o vinhos deve ser aquecido para se mostrar melhor...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails