quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cova do Frade 1973 Tinto

COVA DO FRADE 1973 TINTO | DÃO | 12,5% | PVP  12,5€
CASTAS TRADICIONAIS DA REGIÃO
FERREIRA MALAQUIAS, LDA
na / 100

Mais do que um vinho com idade da região do Dão, é um vinho que me deu prazer a beber pela sua carga emocional. Que raios. É do ano em que nasci. Por isso, antes de mais qualquer consideração, soube muito bem.
Um vinho em que a cor aparece um já um pouco desvanecida, mais ainda com intensidade, aromas com alguma fruta passa, ameixa preta, figo seco, bosque, boa frescura. Na boca surpreendeu pela vida que ainda tem e que não esperava. Acidez, muita frescura e bom comprimento de boca. Aguentou o naco de porco assado no forno sem grandes problemas. No pesquisa rápida encontrei o 1980 à venda numa garrafeira por 12,5€. Esta comprei abaixo de um terço disso.

4 comentários:

  1. Dias atrás bebi este mesmo vinho aqui em São Paulo/BR.
    Era do tipo Reserva 2005.
    Estava em plena forma, com borda levemente tijolada, apresentou aroma frutado com notas de tabaco e especiarias e um leve toque de madeira, provavelmente passou por algum estágio em barricas. No paladar, de corpo médio a intenso e com final longo e persistente. Um vinho redondo e prazeroso de degustar, com boa qualidade e que demonstra muito as características dos tintos do Dão. Acompanhou muito bem uma costela suína.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber se esse vinho Cova do Frade é o reserva ou o vinho de entrada. Pela foto me parece ser o de entrada. É incrível o tempo que ficou guardado!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela resposta Carlos. Outra pergunta: Eu li no site do produtor, Ferreira Malaquias, que o vinho tem como casta a Touriga Nacional, mas em outros lugares está descrito como várias castas. Qual a informação que constava neste belo rótulo que degustou? Ah eu tenho um rótulo deste vinho da safra 2015, então vou guardar o meu também! kkkk. Saúde!

    ResponderEliminar