segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Restaurante Via Graça | Encontro Atlântico de Sabores | Gastronomia Luso-Brasileira

O Restaurante Via Graça, com o Chef português João Bandeira e  com o Chef brasileiro Pablo Oazen, criaram um Menu de Degustação de oito pratos, resultante do cruzamento dos sabores portugueses com os do Brasil. O resultado é simplesmente fantástico.

Para quem julga que a cozinha brasileira é picanha e maminha em rodizio tem aqui a oportunidade de se deslumbrar com a verdadeira arte da nova cozinha brasileira que o Chef Pablo Oazen e a sua equipa trazem até nós num cruzamento de sabores com a cozinha portuguesa que vão surpreender.

A viagem iniciou-se com a preparação ao vivo de uma interpretação da usual caipirinha brasileira, mas em formato gelado. Sumo de lima, cachaça e... azoto liquido. Resultao: uma Caipi-Nitro fabulosa e viciante.
 
Já na mesa, lugar às entradas. Manteigas, azeitonas e pão torrado não se viram por aqui. Já um delicioso Caviar de Quiabo, Asas de Franguinho, Cubos de Tapioca com queijo da Ilha e o Ketchup Mineiro de Goiaba fizeram a honra da casa de forma exemplar.

Assim como o pão de queijo com o presunto Pata Negra, de comer e chorar por mais. A conversa era colocada em dia, a chuva lá fora caía e sentiamo-nos em casa.

Primeiro prato de peixe. Vieiras Coradas, Ar de Caril e Crumble de Morcela. Portugal. Uma ligação mar-terra que não deixou ninguém indiferente. O macio da vieira e o crocante da morcela, com as algas e a salicórnia a chamarem a brisa e o salino do mar.

De seguida tivemos Brasil. Terrina de Rabada, Espuma de Tubérculos e Castanhas Brasileiras. Que ligação! Um dos meus prato preferidos. Um prato tipico brasileiro feito com rabo de boi enriquecido com a visão moderna do Chef Pablo Oazen.
Passagem ao Peixe do Dia, - Garoupa -, com Puré de Bananas Caramelizadas e Quiabos Tostados. O tostado do quiabo, o caramelizado doce da banana e o fresco da garoupa em perfeito equilibrio.

Voltamos a Portugal com o Bacalhau Confitado em Azeite e Conhaque, Mousseline de Citricos e Verduras. Um prato vencedor. Bacalhau no ponto. A lascar na perfeição. Mousseline perfeita. Um conjunto em perfeita harmonia.

Momento para limpar o palato com o limpa gosto de Abacate com Limão e Cachaça e passagem ao prato seguinte. Um delicioso Pato  com Cuscuz de Canjiquinha e Tucupi. Mais um prato a brilhar. A surpreender pela combinação de sabores novos.

Último prato quente do Menú. Fusão de Caça com a Agressividade dos Picles de Legumes. Picles feitos na casa e para ser comidos sempre antes da garfada seguinte da empada de caça. Começam a faltar palavras para descrever o conjunto de sensações que prato após prato nos são proporcionadas.

Passamos à sobremesa. A primeira delas bem portuguesa. Serpa DOP, com Abóbora e Agrião. Funciona sempre. O agrião cada vez mais a encontrar aqui um lugar nesta ligação. 

 
A terminar um manjar dos céus. Manga, Coalhada e Mel. O aroma da manga inebria e no palato faz com que se faça silencio. Lugar aos sentidos. Os crocantes do favo de mel e a maciez da manga e da coalhada fazem o prato ganhar vida.

A lembrar. Acontece no Restaurante Via Graça até 23 de Novembro. O Menú de 8 pratos a 60€ com um menú de vinhos especialmente para ele concebido a 15€.
Alguns pratos, os portugueses, poderão continuar a ser degustados após 23 de Novembro, os restantes é aproveitar agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails