terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Moscatel de Setúbal Superior 1911

MOSCATEL DE SETÚBAL SUPERIOR 1911 | PENÍNSULA DE SETÚBAL | 18% | PVP  -€
MOSCATEL DE SETÚBAL
JOSÉ MARIA DA FONSECA VINHOS, SA
99 / 100

A José Maria da Fonseca celebrou 180 anos de vida no final do ano de 2014, mais concretamente a 2 de Dezembro. Sendo herdeira de um património único a nível de Moscatéis de Setúbal e mantendo viva uma tradição que faz questão de trazer já há alguns anos, mais uma vez lançou em Leilão e nessa data, uma colheita de um dos seus exclusivos Moscatéis, dignos de Reis, este Moscatel de Setúbal Superior 1911.
A designação SUPERIOR era atribuída aos Moscatéis que , após prova de José Maria da Fonseca, mais se destacavam em termos de qualidade dos restantes. Domingos Soares Franco, seguindo essa máxima, decidiu agora lançar este vinho especial envelhecida em cascos de madeira na Adega dos Teares Velhos, há mais de 100 anos, numa edição de 180 garrafas de meio litro.
Cor âmbar escura e concentrada, acobreado com laivos esverdeados, concentrado. No nariz surgem as notas a frutos secos e fruta passa, muito figo seco, passas, nozes e amêndoa com ligeiro tostado, envolvidos por mel, laranja cristalizada e ao mesmo tempo com uma frescura tremenda. Apetece, cativa, apaixona e nem sequer o comecei ainda a beber. Na boca é sedoso, macio, com textura e um untuosidade que nos faz parar para aproveitar cada pitada. Intenso, voltando à fruta seca, ao figo seco, fecho os olhos por um bocado. Maravilhoso. Longo no final, sem nos querer deixar embalo para continuar. Belo.

1 comentário: