quarta-feira, 29 de abril de 2015

Herdade do Esporão | Novo Menu e Conceito do Restaurante e Oferta de Enoturismo

A Herdade do Esporão, no Alentejo, há muito tempo que é um dos pilares do Enoturismo em Portugal. Os anos de experiência neste campo aliado ao querer estar sempre à frente aparece como algo natural e quem ganha é o visitante que aqui encontra tudo o que precisa para um dia em cheio.

Pessoalmente, recordo-me de a visitar anos atrás, muitos anos atrás, e esta contar já com uma oferta diferenciadora a este nível. Visita à vinha, à adega, com restaurante temático, com loja de vinhos e uma espécie de wine bar, onde se podia provar quase de tudo, estavam à disposição de qualquer visitante. 
Hoje, com uma estrutura que se foi alterando e melhorando com o tempo, a oferta é mais ampla do que era e mais refinada.

A aposta é definitivamente a "Terra", os 450 hectares de vinha e 80 de Olival são o manto ideal para este conceito mais abrangente e que vai para além do vinho. O equilíbrio com a natureza,  com a vida que cresce a cada momento, com o aproveitar de todo o potencial da produção biológica marcam o momento. Deste modo, não é estranho que o novo menu do Restaurante tenha o nome "Tempo da Terra", reforçando esta ligação e a importância da "Terra" neste novo conceito.

Espaço amplo, aberto e luminoso, com motivos dedicados ao vinho aqui produzido e com uma esplanada de encantar, capaz de deixar qualquer um com vontade de nunca mais dali sair. Assim é o Restaurante da Herdade do Esporão.
O Chef Pedro Pena Bastos, jovem Chef natural do Porto, é a nova aposta para liderar a cozinha do Restaurante da Herdade. Posso afirmar que fiquei impressionado com a sua capacidade em trazer à mesa receitas tradicionais alentejanas com uma assinatura singular, perspicaz, cheia de simplicidade e ao mesmo deslumbrante. Estética, sabor e harmonia com os vinhos num ponto perfeito.
Tempo então para a Terra. Tempo então para conhecer a nova Ementa.

O menu começa com um Amuse Bousche  simples e delicado. Miso , Foie Gras e Maça Verde. Um crocante de cevada, creme de miso e ovo, com pérolas de maça verde e neve de foie gras. A acompanhar um fresco e jovem MONTE VELHO 2014 BRANCO que com a suas notas citrinas e frutadas fez o casamento ideal para um inicio ainda em modo esplanada.

Passagem à mesa. Momento para descobrir a grandeza da Esporão também nos azeites. Azeite só da variedade Galega e Cordovil e de duas selecções. Muito bem acompanhado de Pão de vinho. Delicioso!

Seguiu-se a Cabeça de Xara, Alho Preto, Couve Lombarda e Avelã. A cabeça de Xara com couve lombarda, creme de avelã, temperado com um gel de vinagre de salvia, crackers e laminas de alho preto, óleo de coentros, avelã torrada e mizunas negras. Parece complicado, mas no prato tudo aparece simples. Ligação com o ESPORÃO TESTE 2.1 um vinho de produção biológica que deve ser comparado com o ESPORÃO TESTE 3.1 de produção integrada para melhor compreensão. Vinhos resultantes da mesma vinha, variando apenas o modo de produção agrícola, com uvas colhidas no mesmo ponto de maturação da casta Vermentino.

O ESPORÃO TESTE 3.1 apareceu logo de seguida para a esperada comparação, acompanhando o prato de peixe Lucio Perca, Ramen com Presunto 40 meses DOP Barrancos e Folhas Tenras. Vinhos diferentes para pratos diferentes. Um caldo escuro de peixe do rio e de porco com presunto 40 meses DOP Barrancos, aromatizado com erva principe, alho e tomilho limão. Lucio Perca, creme de nori, chalotas fritas e folhas tenras de favas e ervilhas.

Seguiu-se o prato de carne. O Porco Preto Herdade do Esporão. Porco preto criado por ali mesmo. Ladeado por um mil folhas de batata de levar às lágrimas (por não haver mais). Cachaço de porco preto com o já referido mil folhas de batata, copita e tomilho, puré de levistico, estufado de morcela, maça verde e courgete grelhada em emulsão de borras de vinho licoroso e jus de porco com alho preto.

O vinho que lhe fez companhia foi o QUINTA DOS MURÇAS RESERVA 2010 TINTO, em grande forma, ainda novo, cheio de raça e com o Douro no nariz. Veio até ao alentejo ligar na perfeição com o porco preto da Herdade.

Final de refeição com uma sobremesa fresca, leve e elegante. Beterraba Amarela, alperce, Hortelã e Noisette. A beterraba amarela desidratada, com um bolo de manteiga noisette, mousse de chocolate branco torrado, um sorbet de alperce e hortelã, gel de alperce seco, pó de ervas e crisântemos. Mágico.
O LATE HARVEST HE 2013 fez a honra de acompanhar este momento doce, trazendo frescura e acidez, continuidade de sabores e cheio de elegância.


A visitar e a comprovar. Veja mais fotografias aqui.
______________________________________
ENOTURISMO HERDADE DO ESPORÃO
Morada: Herdade do Esporão Apartado 31, 7200-999 Reguengos de Monsaraz
Tel.351 266 509280Fax: 351 266 519753
Mail: reservas@esporao.com

Sem comentários:

Enviar um comentário