sábado, 2 de maio de 2015

Aliança Underground Museum | Vinho e Arte na Bairrada

A Aliança conta já com mais de 80 anos de vida a produzir vinhos, desde que, no ano de 1927, que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança. Nessa altura denominada de Caves Aliança.
Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança. Momento de viragem importante no caminho a seguir pela empresa, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa e vendo então alterado o nome para Aliança Vinhos de Portugal. Procedeu-se igualmente a uma mudança da imagem institucional e o Underground Museum havia de surgir poucos anos depois no ano de 2010.

O Aliança Underground Museum, desenhado como uma rede de metro inglesa, permite experienciar um novo conceito de Vinho e Arte dando a possibilidade de visita dos dois temas em simultâneo ao longo das tradicionais caves da Aliança.

O primeiro Museu subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes em perfeita união com 8 colecções artísticas permanentes e outras exposições temporárias que completam ainda mais uma visita.
Durante a visita "underground", oito paragens e colecções distintas. Desde a arqueologia, a etnografia, a mineralogia, a paleontologia, a azulejaria, a cerâmica e estanharia abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.



As peças em exposição resultam do cuido constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

 No final, já fora dos corredores subterrâneos, é possível ainda visitar a exposição temporária do momento.

A visita termina na loja do produtor e sempre com uma prova de vinhos da Aliança. Para mais fotografias ver aqui.
______________________________________
ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM
Requer marcação prévia por telefone, fax ou e-mail. Sujeito a confirmação. Para visitantes sem marcação, a visita é efectuada de acordo com a disponibilidade.

Dias de Visita: Segunda a Domingo (encerra 1 de Janeiro, Domingo Páscoa, 25 de Dezembro)
Horário: 10H00 | 11H30 | 14H30 | 16H00
Duração da Visita: 1H30
Capacidade: máximo 50 pessoas (por grupo)
Idiomas: português, inglês e francês
Valor visita: €3.00 (IVA incluído)
Visita gratuita para crianças até aos 12 anos (inclusive).

1 comentário:

  1. Excelente museu, pena que as peças estejam um pouco "amontoadas" e assim não permitam um visão mais cuidada de cada uma. Seria necessário também algum cuidado com a colocação das iluminação em relação às pinturas e fotos que com o reflexo da luz não permitem a visão completa e sem alteração das obras. Lamento também a pouca divulgação que a região de turismo de Aveiro faz em relação a este. como disse excelente museu com uma série de peças de valor e beleza incríveis. A merecer nova visita mais demorada. Para finalizar seria muito bom que as obras peças estivessem devidamente identificadas....não faz muito sentido ver os minerais sem saber o que são....Parabéns

    ResponderEliminar