segunda-feira, 4 de maio de 2015

Endógenos | Berbigão É Rei No Clube de Jornalistas

A 10ª edição do Projecto Endógenos teria sempre de ser assim. Simples e inesquecível. O Chef Ivan Fernandes, interpretou de forma sublime o desafio que lhe foi colocado e foi excitante acompanhar cada prato com a suas explicações sempre muito simples, directas, sem flash ou efeitos, apenas o prato, o berbigão e um elogio maior a mais um produto tantas vezes olhado de lado como sendo um produto menor.

Desta vez sem rótulos. Acompanhou a refeição a Oficina do Vinho com... branco, tinto e um branco feito pelo próprio Chef a partir de dois brancos. A ligação a cada prato foi sendo feita sem preconceitos, apenas com o vinho e a comida.

Ambiente intimista, aconchegante, num restaurante onde a traça original da casa marca cada canto, cada sala e o próprio espaço de refeições. A visitar.

Berbigão à Bulhão Pato. Um clássico reinventado. O alho esmagado e o coentro, tão nossos, num casamento perfeito. Venha pãozinho para aquele molho.

Puré de Tinta de Choco, Berbigão, Mexilhão, Ovas de Salmão e Vinagrete de Ponzu. Por mim ficava por aqui a noite toda. Uma verdadeira obra de arte gastronómica. Textura e sabor. Para mim o melhor da noite.

Risotto de Lentilha, Berbigão, Leite de Coco e Pimentada. Mais uma prato onde o Berbigão é Rei sem se insinuar. Aquele crocante de batata e berbigão acrescenta ainda mais ao prato.

Porco da Carta, com Berbigão na Guarnição e Molho Demi Glacê de Berbigão. Uma ligação clássica. Porco e Berbigão. E porque não? (aproveitando tanto"ão")

Um tira-gosto/limpa palato original e ... com Berbigão. Abafado da Alorna, Licor Beirão e Berbigão.

 Para finalizar, a sobremesa que não fugiu à regra do ingrediente e à surpresa gastronómica. Bolo de Chocolate, Crumble de Berbigão e Gelado de Eucalipto. Uau!

O Endógeno Berbigão do inicio ao fim da refeição. Continuamos a acompanhar um projecto cada vez mais interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário