quinta-feira, 4 de junho de 2015

Restaurante "Il Matriciano" - Lisboa

Para o verdadeiro apreciador da cozinha italiana, existe agora em Lisboa o Restaurante, ou melhor, o Ristorante Il Matriciano, mesmo ao fundo da escadaria da Assembleia da República, e com todo uma atmosfera e ementa que o mais provável é sairmos de lá a falar italiano.

A partir do momento em que descemos aquelas escadinhas e somos recebidos em perfeito italiano percebemos que estamos a entrar num local diferente. Maurizio Traina é o Chef residente, o único que "arranha" o português devido à sua passagem por terras brasileiras numa equipa toda ela verdadeiramente italiana. Parece que estamos a entrar num filme do Padrinho ou do Roberto Benigni.
A ementa deita fora a tradicional e costumeira Pizza para dar primazia às entradas tradiconais, comumente chamadas de antipasti, aos Risottos, às Massas frescas e aos doces.
Com produtos tradicionais, bons produtos e ligações simples para uma experiência em grande. Sem dúvida motivo de próximas visitas.

Nos pratos Antpasti, destaco em primeiro lugar, os baseados nos fumados e enchidos italianos. O Piatto de Salumi,  um prato de enchidos de Parma que regala a vista e o palato. 

A Melanzane Alla Parmegiana, uma delicia à base de Berinjela com queijo parmesão, mozzarella e molho de tomate. Um dos must eat.

Pasando ainda pelos mais tradicionais Caprese Con Bufala Caserta ou o Tomate Seco. No fundo, será venha o diabo e escolha.

Passamos ao Risotto e a experiência continua a subir. O Risotto Talgggio Pera e Noci deslumbra. Visualmente apetitoso, este risotto com queijo taleggio, peras e nozes encanta.

Seguimos para o Primopiatto e secondi piatti. A Massa fresca é aqui rainha e percebemos rapidamento o porquê. Começando na Pasta Fresca Al Tartufo, passando pelos sabores mais quentes do Tagliatelle Salsiccia & Fungui e terminado numa picante Mezze Maniche Alla Matriciana foi impossivel deixar passar cada aroma único e cada sabor diferenciador. Este último então voltaria só para comer mais um prato dele.

Sentia-me verdadeiramente italiano neste momento. Respirava a Itália e só por momentos percebia que estava em Lisboa quando olhava pela janela e vislumbrava a bandeira de Portugal a ondular ao vento do alto da nossa Assembleia.

Terminariamos então com algumas sobremesas. O Tiramisu perfeito, mas também a Crostata de Nutella, o Bicchierino Di Sfoglia Com Crema Pasticcera e Frutti Di Bosco e a tão conhecida Panna Cotta, aqui de frutos vermelhos e de Chocolate, fizeram a alegria dos convivas. Ninguém queria mais, mas no final de contas nada sobrou e este, é sem dúvida, o verdadeiro teste ao prato. Fico alguma coisa no prato? Nada!!
______________________________
RESTAURANTE IL MATRICIANO
Tipo de Cozinha: Italiana
Copos de Vinho Adequados: Não
Estacionamento: Fácil à Noite
Preço Médio Refeição:  20€

Morada: Rua de São Bento, Nº 107 LISBOA
Telefone: + 351 213 952 639
Na Net:  https://www.facebook.com/bebel.ristoranteitaliano
E-Mail: info@bebel.pt

2 comentários:

  1. Não é nesse mesmo local onde já abriram montes de restaurantes que acabam por fechar?

    ResponderEliminar
  2. Estivemos ontem para jantar no restaurante, minha esposa e eu. Fica difícil acrescentar mais observações ao teu post. Preciso e expressivo. Porém, me atrevo. A grande qualidade do Il Matriciano é não fazer concessões, como o finado Mezzaluna fazia, a gastronomia de outros países, inclusive e especialmente a de Portugal. É um restaurante de comida italiana e, como disse recentemente um certo político luso: "finito". No máximo, oferece uma lista de vinhos portugueses, e outra de vinhos italianos. Na mesa ao lado, um grupo de "patriotas" rejeitou um dos italianos, por "arranhar a garganta" e, com ufanismo, decretou: "tragam um Douro". Voltaremos ao Il Matriciano para comer o carbonara e o risoto de talégio e pera. Quando quisermos comer pratos da culinária lusa, que nos encanta, iremos a um dos muitos restaurantes disponíveis em Lisboa. Que o Il Matriciano não faça concessões, esperamos. É comida italiana, sem sotaque estrangeiro.

    ResponderEliminar