quinta-feira, 9 de julho de 2015

Monte da Ravasqueira | Enoturismo Com Sotaque Alentejano

Numa das minhas últimas visitas ao Alentejo, com o Castelo de Arraiolos no horizonte, dei comigo a entrar o Monte da Ravasqueira. Ligado há várias gerações à família José de Mello, o Monte da Ravasqueira está localizado no concelho de Arraiolos, a uma hora de distância de Lisboa, ocupando uma vasta área de paisagem tipicamente alentejana e com excelentes condições geológicas e climáticas para a produção de vinho. 
 
O Monte da Ravasqueira foi objecto de um forte investimento na plantação de vinha, em equipamentos enológicos e instalações meteorológicas e fitossanitárias e igualmente num conjunto de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento de um projecto de enoturismo. 
 
Para além do vinho, o Monte da Ravasqueira desenvolve também um conjunto de outras actividades ligadas à cortiça, azeite, mel, criação de gado bovino e engorda de porco preto alentejano que transmitem a este Monte uma verdadeira ligação ao Alentejo, sentido-se o seu sotaque.
 
Encantou-me cada pormenor. Parece que estamos numa pequena aldeia alentejana. As casas caiadas, as ruas em paralelos, as longas chaminés, as flores e todos os pequenos sons e cheiros que acompanham cada segundo da estadia. O silêncio da manhã é algo rejuvenescedor.
 
Afasto-me do casario e estou de repente rodeado por uma paisagem que me deixa sem palavras, mais uma vez sou arrebatado e quem não será. Uma caminhada matinal que deu para energizar corpo e mente.
 
 O Monte da Ravasqueira oferece opções de visita à Adega, provas de vinhos, harmonizações com a gastronomia alentejana, com um espaço disponível para refeições onde a comida é preparada a preceito por mãos habituadas às receitas tradicionais da região.
 
Passeios de bicicleta, passeios pelas vinhas e actividades aquáticas entre outras, são ainda actividades que se podem fazer mediante marcação.
 
E não podemos falhar a visita ao Museu de Atrelagens. Um número de peças em excelente estado de conservação, algumas delas históricas, fazem parte desta colecção privada que poderá visitar.
 

 Fico a aguardar os vossos comentários e fotografias após uma visita.
____________________________________
MONTE DA RAVASQUEIRA
ENOTURISMO
Monte da Ravasqueira 7040-121 ARRAIOLOS
Telefone: (+351) 266 490 200
Mail: ravasqueira@ravasqueira.com
Na Net: http://www.ravasqueira.com

Sem comentários:

Enviar um comentário