segunda-feira, 21 de setembro de 2015

IIº Bloggers Challenge | 2 Bloggers, 9 Vinhos e a Comida do Restaurante A Tendinha

Os últimos dias de verão trouxeram a segunda edição do Bloggers Challenge. Os Bloggers convidados foram desta vez o Rui Barradas, do Blog Reserva Recomendada, e o Jorge Nunes, do Blog Joli Wine & Food Activist, e ambos responderam com mestria ao desafio de harmonizar a ementa sugerida pelo restaurante A Tendinha com vinhos da sua própria carta.

Assim, foi com casa cheia que se iniciou a preparação para o tão esperado embate. Os pratos com harmonização em competição seriam a entrada, peixe e carne, pelo que primeiro havia que aquecer.
O presunto de Porco Preto fatiado ao momento com o Espumante Caves de São João foi ideal para descontrair. Pão e broa regional a acompanhar o que funcionou como um excelente momento de descontracção inicial.
De seguida, já à mesa, tempo para recordar algumas das entradinhas que poderá encontrar normalmente no restaurante, como a Salada de Polvo e o Recheio de Sapateira na sua carapaça acompanhado pelo vinho BRIDÃO CLÁSSICO 2014 Branco. Todos os vinhos foram servidos tapados e foi muito interessante verificar as reações dos participantes aos vinhos. Neste caso, foi uma boa surpresa quando se retirou o pano preto à garrafa.

O nervosismo aumentou pouco depois. Com o Crepe de Marisco e os dois vinhos escolhidos pelos bloggers a competição tinha inicio. O Crepe de Marisco, uma entrada revivalista, pois já há uns anos que estava afastada da ementa do restaurante, fez o seu casamento com os brancos SOMONTES 2013 e FREI JOÃO 2013. Dão e Bairrada frente a frente, duas opções bastante válidas para esta entrada. O vinho ligação vitoriosa foi a CREPE DE MARISCO/SOMONTES 2013 BRANCO. Uma votação bastante próxima e onde o facto do vinho da Bairrada ter chegado à mesa um pouco mais fechado que o do Dão poderá ter sido determinante. Primeiro ponto para o Blogger Rui Barradas.

O prato de peixe, um delicioso Arroz de Sapateira Real com Camarão, trazia aos copos mais dois vinhos brancos. Desta vez, Alentejo e Bucelas ao despique. A votação mais renhida da noite e provavelmente das duas edições do Bloggers Challenge. O HERDADE DO ROCIM 2013 e o PROVA RÉGIA RESERVA 2014. No final do sprint a ligação vencedora foi a ARROZ DE SAPATEIRA REAL E CAMARÃO/HERDADE DO ROCIM 2013. Os participantes muito divididos, ou seja, duas grandes opções para este prato. Segundo e determinante ponto para o Blogger Rui Barradas. O vencedor estava encontrado, mas a noite não tinha acabado.

No casamento comida - vinho, havia que casar dois tintos com o tradicional Cabrito Saloio à Tendinha. Os tintos escolhidos foram o SOLISTA TOURIGA NACIONAL 2012 e o PORTA DOS CAVALEIROS 2011. Aqui a votação foi mais inclinada para um dos lados e os participantes pareceram estar um pouco mais de acordo. Apesar de mais duas grandes opções a ligação ganhadora acabou por ser o CABRITO SALOIO À TENDINHA/PORTA DOS CAVALEIROS 2011. O ponto de honra para o Blogger Jorge Nunes.

A Tarte Queijada de Sintra fez as honras à sobremesa com o BRIDÃO COLHEITA TARDIA 2013. Fechou-se a noite com chave de ouro ou com um vinho de nuances douradas, que agradou aos presentes principalmente às participantes presentes.
Para mais fotografias ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário