domingo, 6 de setembro de 2015

Real Companhia Velha Harvest Experience

A Real Companhia Velha propõe, a partir deste ano, uma experiência completa de vindima no Douro. A Harvest Experience, apresenta um programa de um dia passado entre a Quinta das Carvalhas e o Casal da Granja, aberto à participação dos visitantes durienses, nos meses de Setembro e Outubro.

Este é sem dúvida um dos momentos vitivinicolas mais importantes  do ano para os produtores de vinho. Tempo de se “rumar à terra” e de se abrirem as portas da adega onde, de bom grado, se receberão as uvas que durante o ano tanta devoção e empenho se lhes dedicaram.
Desafio lançado, desafio aceite. Inicio do dia na emblemática Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, com o Douro como pano de fundo. Tempo para me equipar a rigor e começar a visita à Quinta em direcção à vinha onde iria colocar a minha tesoura a funcionar.  Na companhia de Álvaro Martinho, engenheiro agrónomo responsável de viticultura da Quinta das Carvalhas, partimos em grupo Carvalhas acima, com tempo para duas paragens onde Álvaro Martinho, com as suas palavras recheadas de Paixão pela região, e por esta propriedade, nos deixa completamente envolvidos e abraçados pela experiência desde o primeiro minuto.

Passado pouco tempo estamos no meio da vinha, o calor aperta, mas somos apanhados pela excitação dos que já estão desde o inicio do dia.  A Real Companhia Velha pratica uma viticultura onde há uma extrema valorização do trabalho humano em comunhão com o respeito pela natureza. Na Quinta das Carvalhas a apanha da uva é manual e, raramente, feita por homens! A perfeição e empenho das mulheres fê-las ganhar no terreno. Estamos bem acompanhados.
A vista sobre o Rio Douro e sobre o Pinhão é soberba, os baldes vão ganhando cor à medida que se enchem, as primeiras pingas de suor caem sombraceiras, mas o ambiente é de festa, é de partilha,parece que todos ali nos conhecemos há muito tempo. Tiram-se fotografias, colhem-se memórias e erguem-se bem alto os cachos mais belos em jeito de troféus. O tempo passa depressa demais e é tempo de recuperar forças com uma tradicional feijoada à transmontana e outras delicias da região. 

Almoço na Casa Redonda, no alto da Quinta das Carvalhas, com uma vista privilegiada e magnifica sobre o Douro e toda a região em redor. Sentimo-nos bem perto do céu. Para acompanhar a refeição os vinhos aqui produzidos. Primeiro, o Carvalhas Branco. Uma pequena vertical de 2010 a 2013 que apenas o confirmou como um dos grandes brancos do Douro.

Partimos depois em direção à Quinta do Casal da Granja, em Alijó para continuar a acompanhar a uva em mais algumas etapas pelas quais passa até ser vinho e chegar ao nosso copo.
Na Mesa de Escolha é feita a selecção das uvas. Este importante passo que já começou na vinha é agora retomado para uma última passagem. Tempo para a remoção de cachos menos sãos e de folhas que tenham vindo agarradas. Concentração, alguma diversão e mais uns bagos de uva pela boca abaixo. Que doces!
Pouco depois, o momento mais marcante. A Lagarada.  Vamos então pisar a uva nos tradicionais lagares de granito. Um verdadeiro ex-libris para a produção do vinho do Douro e do Porto. Aqui se vie um dos momentos altos do dia. O receio inicial é ultrapassado e depois o difícil é sair de lá de dentro. Momento de descontracção pura, de convivência, de alegria e de algumas pingas na roupa que deixam de importar. Parecemos crianças. Um brinde final a este grande momento.

No final do dia regresso à Quinta das Carvalhas para uma prova de vinhos. Terminamos em grande, de copos erguidos e com saudade da próxima vindima. Está completa uma experiência vínica em torno da cultura e filosofia da Real Companhia Velha.
Mais fotografias aqui.
________________________________________________
REAL COMPANHIA VELHA HARVEST EXPERIENCE
Marcação: Obrigatória e Mediante Disponibilidade
Número de Participantes: Grupos de 6 a 18 pessoas
Material Necessário: Água, Chapéu, Protector Solar, Calçado confortável, Calções para a lagarada
Contactos para marcação: +351 254 738 050  carvalhas@realcompanhiavelha.pt
Preço (com IVA): €85,00 p/ pessoa
Todas as visitas são acompanhadas por um técnico da Real Companhia Velha.
A Real Companhia Velha providencia o equipamento de vindima e transporte entre quintas.

Sem comentários:

Enviar um comentário