sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Taberna Ó Balcão no Restaurante Terraço do Hotel Tivoli | Sabores Ribatejanos Aqui Tão Perto

A Taberna Ó Balcão e o Chef Rodrigo Castelo desceram até Lisboa para participar em mais uma semana gastronómica de Fátima Moura, Portugal de Norte a Sul, a decorrer no Restaurante Terraço do Hotel Tivoli. Do alto do Terraço do Hotel Tivoli, uma paisagem magnifica sobre Lisboa, ao fundo o Rio Tejo, à mesa sabores ribatejanos.

A viagem até às cores e sabores do Ribatejo começam com o couvert. Uma trilogia composta pelo Croquete de Rabo de Boi, Azeite da Região e o Mini Torricado de Cachaço de Bacalhau. A parte mais saborosa do bacalhau num torricado cheio de sabor. Versões minis adaptadas ao local, mas sem perderem identidade.

A entrada veio logo de seguida. Um poderoso Tártaro de Peixes e Mariscos do Rio. Um Tártaro fabuloso, à base de fataça e berbigão, cheio de sabores portugueses, frescos e a pedirem um dose extra logo de seguida. E aquele crocante de camarinha é magnifico. A não perder.

Com o prato de peixe chegou o Lombo de Fataça com Arroz de Berbigão. O toque de limão a fazer a ligação entre ambos e com o vinho branco. Polme da Fataça estaladiço, peixe no ponte. Grande equilíbrio na ligação.

A Lombeta de Novilho com Chips de Batata Doce representou o prato de carne. Novilho no ponto, cozinhado a baixa temperatura e selado de forma exemplar mantinha todos os sucos essenciais para um ponto correcto. As Chips de Batata Doce, estaladiças, crocantes e viciantes acompanharam a carne. Nota ainda para a cama de molho de mostarda maturada. De limpar o prato.

Por último a sobremesa. O Gelado de Melão com Pimentos e Crocante de Sementes de Abóbora. O prato que se distancia mais do apresentado no Taberna Ó Balcão chega ao prato com numa taça de bolacha caramelizada que para além de extra adocicar a sobremesa me parece um pouco desligada dos restantes elementos da mesma. Fiquei-me pelo Gelado.
Os vinhos, da Adega Cooperativa do Cartaxo, fizeram as honras nas ligações vinicas. Bridão Clássico 2014 Branco, Bridão Private Collection 2013 Tinto e Bridão Colheita Tardia 2013. Mereciam melhor tratamento em termos de temperaturas e conhecimento acerca dos mesmos, ainda assim ligação conseguida. Para além disso faltou um vinho,

De 16 a 26 de Setembro pode provar diversos pratos do Chef Rodrigo Castelo numa versão mais "arranjada" no Restaurante Terraço do Hotel Tivoli, mas se não conseguir ir a tempo, pode sempre visitar o original em Santarém. Acredite que vale a visita.

1 comentário:

  1. Que bom aspecto! Foi uma pena ter perdido a versão no restaurante lisboeta. Agora só mesmo em Santarém.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails