quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os Vinhos de Trás-Os-Montes Mostraram-se Em Lisboa

Os Vinhos da região de Trás-Os-Montes foram o mote para, verdadeiramente, trazer a Lisboa a região de Trás-Os-Montes. E quando se fala na região de Trás-Os-Montes falamos do vinho, da sua gastronomia, dos seus produtos de excelência, das suas gentes, das paisagens deslumbrantes, dos cheiros e das tradições que a marcam.

No âmbito do Encontro Com o Vinho e Sabores de Lisboa deste ano, a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-Os-Montes, trouxe até ao Restaurante Viva Lisboa, num jantar assinado pelo Chef Pedro Almeida, a possibilidade de se saborear Trás-Os-Montes à mesa harmonizando-o com um autêntico buffet de vinhos provenientes de nove produtores da região.

Os vinhos da região demonstraram que quem os faz nascer está no caminho certo. Com o aparecimento de produtores jovens, com muita vontade em aproveitar da melhor forma o terroir único desta região, com disponibilidade para a produção de vinhos diferentes, alguns mesmo ousados, mas que deixaram a imagem de vinhos com cada vez mais qualidade e com cada vez mais estrutura para se apresentarem ao consumidor como sendo uma opção a ter em conta.

Os brancos com muita frescura e mineralidade e os tintos com garra e potencial de guarda, ambos com forte propensão para a ligação à comida. 
À mesa chegaram desde a alheira de Mirandela, os cogumelos, o bacalhau, a posta mirandesa, até à castanha, os grelos e a doçaria da região numa interpretação do Chef Pedro Almeida.

 Empada de Alheira de Mirandela, com Duxelle de Cogumelos e Jus do Assado

Polvo à Transmontana com Arroz Malandrinho do mesmo

Bacalhau Assado com Pão de Centeio, Grelos Salteados e Puré de Alho Negro

Posta Mirandesa, com Creme de Castanha e Chip de Batata com Chimichurri

 Mix de Doces Conventuais
A par desta iniciativa desenvolve-se também a campanha intitulada #euprovotrasosmontes que, até ao final do ano, levará aos principais centros urbanos algumas acções de prova e divulgação de vinhos e produtos transmontanos. O poder das redes sociais no mostrar o que de melhor a região tem.
Para lá de bons vinhos a seguir com atenção nos próximos tempos, fica o convite à visita da região de Trás-Os-Montes onde se poderá conhecer o que não é possível trazer a Lisboa.
Ver fotografias adicionais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário