quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Cistus Reserva 2011 Tinto

CISTUS RESERVA 2011 TINTO | DOURO | 14,5% | PVP 9,99€
TINTA RORIZ, TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA
QUINTA DO VALE DA PERDIZ SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
88 / 100

Quantificar o número de vezes que terei passado por aquela estrada a caminho de Carviçais, saindo de Torre de Moncorvo, e olhado para o meu lado esquerdo e direito para admirar as vinhas da Quinta do Vale da Perdiz e as da Vinha do Reborêdo, lá no alto resistindo ano após ano aos incêndios nos pinhais, é talvez uma tarefa inglória, mas o facto é que desde miúdo, finais dos anos 80 e inicio de 90, me habituei a esta paisagem e me habituei a que, de quando em vez, lá fosse parar à mesa uma garrafa deste produtor do qual tinha orgulho por ser mesmo ali da Terra.
Só mais tarde o passei a beber e a conhecê-lo verdadeiramente, reconhecendo nos seus vinhos qualidade em todas as gamas.
O Cistus Reserva 2011 surge agora no mercado mostrando que saber esperar é uma virtude. Apresenta cor rubi carregada, concentrada e com violetas escuros. No nariz surge em primeiro plano a fruta vermelha e preta madura, especiarias bem colocada, com notas leves de baunilha, boa frescura e a fazer esquecer que no contra-rótulo aparece 14,5º de álcool. Na boca a experiência sobe um patamar. Corpo bem feito, volumoso, com boa acidez e com a fruta a aparecer madura, mas fresca fazendo com que se apresente equilibrado e mesmo elegante. De final longo acompanhou um prato de Outono-Inverno, com uma grelhada de cogumelos frescos e carne de porco no forno. E portou-se lindamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails