quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quinta do Vesuvio 2011 Tinto

QUINTA DO VESÚVIO 2011 TINTO | DOURO | 14% | PVP 43,50€
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, TINTA AMARELA
SOC AGRIC QUINTA DO VESÚVIO, LDA
93 / 100

A Quinta do Vesúvio, autêntico ícone da região do Douro na produção de vinhos do Porto, tem neste vinho tinto o que também já se tornou num ícone dos DOC Douro. Produzido apenas em anos de colheita de excepcional qualidade, com estágio em barrica de carvalho francês de 14 meses e com uma produção limitada de 14.000 garrafas. Posso muito bem dizer que fui um dos felizes contemplados.
Mostra-se ainda bastante jovem, de cor rubi, vermelhão, muito concentrado, marcados violetas e de aspecto limpo. Aromaticamente intenso, rico, com muita fruta vermelha, fruta preta, bosque, silvestre, com os florais da Touriga Nacional em bom plano e com a presença dos tostados provenientes do estágio em barrica se mostram praticamente no ponto. Equilíbrio magnifico. Na boca, cheio de garra, portentoso, que enche por completo o palato, com taninos a dizer presente, mostrando untuoso, macio, elegante e equilibrado ao mesmo tempo. É um vinho em crescendo no copo. Cada vez que o levamos à boca parece que diferente, para melhor, vai abrindo, mostrando uma fruta cheia de frescura, em harmonia com as notas especiadas e tostados leves que parecem ir casando cada vez melhor. Final de boca longo.
Vai durar em garrafeira. Ainda não está no melhor ponto. Que potencial! Merecia ter ficado mais uns anos a dormitar na minha garrafeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário